DSpace/Manakin Repository

Contribuições de tecnologias digitais como interfaces alternativas no ensino de Libras para ouvintes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. E. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4735362117945351 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Maria Adriana Domingos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6749287251951273 pt_BR
dc.contributor.referee1 AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.
dc.contributor.referee1ID AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1301144396500195 pt_BR
dc.contributor.referee2 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.description.resumo Em um contexto permeado pela cultura digital, apontado por Xavier (2023), as tecnologias digitais emergem como elementos facilitadores do desenvolvimento que promovem inclusão e interação social no cenário educacional. Este estudo busca explorar o uso dessas tecnologias como interfaces alternativas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para ouvintes. Diante desse contexto, surge o questionamento: de que forma as tecnologias digitais têm contribuído como interfaces alternativas para o ensino de Libras como L2 para ouvintes? O objetivo geral é identificar as tecnologias digitais como interfaces alternativas no ensino de Libras como L2 para ouvintes. Ademais, os objetivos específicos são: apresentar e categorizar a possível aplicabilidade das plataformas Librário, LibrasLab, SAELL e YouTube: Canal Min e As mãozinhas, em seus aspectos positivos ao ensino de Libras como L2 para ouvintes; aplicabilidades e aperfeiçoamento das tecnologias digitais estudadas em relação ao ensino de Libras como L2 para ouvintes. Aguiar (2019) fundamenta a relevância do ensino de Libras como L2 para ouvintes, enquanto Kenski (2003) e Mercado (2002) destacam a contribuição da tecnologia na educação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva de natureza bibliográfica que explora tecnologias digitais tais como, Librário, LibrasLab, SAELL e o YouTube: Canal Min e As mãozinhas. Na análise destaca-se a importância do design, conforme Uchoa (2022), na atração e interação do usuário. Os resultados evidenciam fragilidades nas tecnologias, especialmente nos aspectos espaço-visual-gestual de Libras e na atratividade do layout. Este estudo contribui para a melhoria dessas interfaces, promovendo a interação social, a inclusão dos ouvintes na comunidade surda e a disseminação da cultura surda por meio do estímulo ao uso de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de Libras. Apesar do crescimento de estudos nesse campo, identificou-se uma escassez de tecnologias direcionadas ao ensino de Libras como L2, indicando a necessidade premente de desenvolvimento de novas interfaces. Assim, a pesquisa propõe melhorias de usabilidade, estrutura e serviços oferecidos por essas tecnologias, abrindo caminho para futuras pesquisas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras Libras pt_BR
dc.title Contribuições de tecnologias digitais como interfaces alternativas no ensino de Libras para ouvintes. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-09
dc.description.abstract In a context permeated by digital culture, as pointed out by Xavier (2023), digital technologies emerge as facilitating elements in development, promoting inclusion and social interaction in the educational scenario. This study seeks to explore the use of these technologies as alternative interfaces for teaching Brazilian Sign Language (Libras) as a second language (L2) to non-signers. Within this context, the question arises: How have digital technologies contributed as alternative interfaces to the teaching of Libras as L2 for non-signers? The overall objective is to identify digital technologies as alternative interfaces in the teaching of Libras as L2 for non-signers. Additionally, specific objectives include presenting and categorizing the possible applicability of platforms such as Librário, LibrasLab, SAELL, and YouTube Channel: Min e As Mãozinhas, in their positive aspects for teaching Libras as L2 to non-signers; exploring the applicability and improvement of the studied digital technologies in relation to the teaching of Libras as L2 for non-signers. Aguiar (2019) substantiates the relevance of teaching Libras as L2 for non-signers, while Kenski (2003) and Mercado (2002) highlight the contribution of technology in education. The research takes a qualitative and descriptive bibliographic approach, exploring digital technologies such as Librário, LibrasLab, SAELL and YouTube: Channel Min e As Mãozinhas. In the analysis, the importance of design, as per Uchoa (2022), in attracting and engaging the user is emphasized. The results reveal weaknesses in technologies, especially in the visual-gestural aspects of Libras and the attractiveness of the layout. This study contributes to the improvement of these interfaces, promoting social interaction, the inclusion of non-signers in the deaf community, and the dissemination of deaf culture through the encouragement of the use of digital technologies in the teaching and learning of Libras. Despite the growth of studies in this field, a shortage of Technologies specifically directed at teaching Libras as L2 has been identified, indicating the urgent need for the development of new interfaces. Thus, the research proposes improvements in usability, structure, and services offered by these technologies, paving the way for future investigations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36867
dc.date.accessioned 2024-07-26T13:45:26Z
dc.date.available 2024-07-26
dc.date.available 2024-07-26T13:45:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais (Libras) pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais - interfaces pt_BR
dc.subject Libras como segunda língua (L2) pt_BR
dc.subject Brazilian Sign Language (Libras) pt_BR
dc.subject Digital technologies - interfaces pt_BR
dc.subject Libras as a second language (L2) pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Emanuel Everton Grangeiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of digital technologies as alternative interfaces in teaching Libras to listeners. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Emanuel Everton Grangeiro da. Contribuições de tecnologias digitais como interfaces alternativas no ensino de libras para ouvintes. 2023. 75 f. Monografia (Licenciatura em Letras Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta