dc.description.resumo |
A partir do final do século XIV o Velho Continente é invadido por um caldeirão de transformações. As antigas explicações da Igreja referentes ao destino humano e a Deus não respondiam aos novos questionamentos do pensamento moderno. Junto com os avanços das grandes navegações e o avanço da ciência surge o individualismo, o humanismo, o racionalismo pondo em cheque os dogmas cristãos. Nesse mundo, em que os antigos valores se dissolvem, a vida passa a ser vista como ilusão, uma verdadeira peça de teatro. É nesse cenário de antagonismos tanto no campo religioso, como político, que surge uma nova forma de expressão da arte, o barroco. O Barroco, arte fruto do século XVI e XVII, apresentou-se ao mundo de forma heterogênea. Cada mestre empregava ao estilo um toque especial, autêntico, incorporando novas técnicas, novos materiais e novos elementos. Isso foi possível pela difusão desse tipo de arte por todo mundo ocidental. Roma foi o palco de seu surgimento, e lá estão as primeiras construções barrocas, como a Igreja de Gèsu (um templo jesuítico), que serviram de modelo para as obras seguintes. Em cada localidade o barroco mesclava novos componentes que dependia das especificidades locais e materiais disponíveis. Apesar da forma heterogênea como se apresenta, o estilo em questão tem peculiaridades intrínsecas e estava impregnado por uma carga ideológica. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
14 |
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dc.title |
Legado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871 |
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dc.date.accessioned |
2024-07-26T15:10:56Z |
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dc.date.available |
2024-07-26 |
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dc.date.available |
2024-07-26T15:10:56Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Arte barroca |
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dc.subject |
Igreja Católica - Brasil colonial |
pt_BR |
dc.subject |
Barroco - Brasil |
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dc.subject |
Santo Inácio - Serões do Brasil |
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dc.subject |
Arquitetura religiosa - Barroco |
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dc.subject |
Geru |
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dc.subject |
Jesuítas - Brasil colonial |
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dc.subject |
Arte barroca - Brasil colonial |
pt_BR |
dc.subject |
Tomar do Geru - arte barroca Jesuíta |
pt_BR |
dc.subject |
Igreja de Nossa Senhora do Socorro - Tomar do Geru - SE |
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dc.subject |
Baroque art |
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dc.subject |
Catholic Church - Colonial Brazil |
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dc.subject |
Baroque - Brazil |
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dc.subject |
Saint Ignatius - Serões do Brasil |
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dc.subject |
Religious architecture - Baroque |
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dc.subject |
Jesuits - Colonial Brazil |
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dc.subject |
Baroque art - Colonial Brazil |
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dc.subject |
Tomar do Geru - Jesuit baroque art |
pt_BR |
dc.subject |
Church of Our Lady of Socorro - Tomar do Geru - SE |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
SANTOS, Ane Luíse Silva Mecenas. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Legacy of Saint Ignatius in the Backlands of Brazil: the Jesuit mentality in the Church of Geru. |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Ane Luíse Silva Mecenas. Legado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Evangelização e Contraposições às Práticas Religiosas Durante o Período Colonial (séc. XVI A XVIII). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871 |
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