DSpace/Manakin Repository

Legado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A partir do final do século XIV o Velho Continente é invadido por um caldeirão de transformações. As antigas explicações da Igreja referentes ao destino humano e a Deus não respondiam aos novos questionamentos do pensamento moderno. Junto com os avanços das grandes navegações e o avanço da ciência surge o individualismo, o humanismo, o racionalismo pondo em cheque os dogmas cristãos. Nesse mundo, em que os antigos valores se dissolvem, a vida passa a ser vista como ilusão, uma verdadeira peça de teatro. É nesse cenário de antagonismos tanto no campo religioso, como político, que surge uma nova forma de expressão da arte, o barroco. O Barroco, arte fruto do século XVI e XVII, apresentou-se ao mundo de forma heterogênea. Cada mestre empregava ao estilo um toque especial, autêntico, incorporando novas técnicas, novos materiais e novos elementos. Isso foi possível pela difusão desse tipo de arte por todo mundo ocidental. Roma foi o palco de seu surgimento, e lá estão as primeiras construções barrocas, como a Igreja de Gèsu (um templo jesuítico), que serviram de modelo para as obras seguintes. Em cada localidade o barroco mesclava novos componentes que dependia das especificidades locais e materiais disponíveis. Apesar da forma heterogênea como se apresenta, o estilo em questão tem peculiaridades intrínsecas e estava impregnado por uma carga ideológica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 14 pt_BR
dc.title Legado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871
dc.date.accessioned 2024-07-26T15:10:56Z
dc.date.available 2024-07-26
dc.date.available 2024-07-26T15:10:56Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Arte barroca pt_BR
dc.subject Igreja Católica - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Barroco - Brasil pt_BR
dc.subject Santo Inácio - Serões do Brasil pt_BR
dc.subject Arquitetura religiosa - Barroco pt_BR
dc.subject Geru pt_BR
dc.subject Jesuítas - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Arte barroca - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Tomar do Geru - arte barroca Jesuíta pt_BR
dc.subject Igreja de Nossa Senhora do Socorro - Tomar do Geru - SE pt_BR
dc.subject Baroque art pt_BR
dc.subject Catholic Church - Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Baroque - Brazil pt_BR
dc.subject Saint Ignatius - Serões do Brasil pt_BR
dc.subject Religious architecture - Baroque pt_BR
dc.subject Jesuits - Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Baroque art - Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Tomar do Geru - Jesuit baroque art pt_BR
dc.subject Church of Our Lady of Socorro - Tomar do Geru - SE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ane Luíse Silva Mecenas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Legacy of Saint Ignatius in the Backlands of Brazil: the Jesuit mentality in the Church of Geru. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ane Luíse Silva Mecenas. Legado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Evangelização e Contraposições às Práticas Religiosas Durante o Período Colonial (séc. XVI A XVIII). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta