DSpace/Manakin Repository

Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, P. H. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7871334733693291 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, C. V. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7654679842422697 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
dc.contributor.referee2ID COSTA, K. C. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3877332506561811 pt_BR
dc.description.resumo A docência está em constante evolução, adaptando-se às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. A adoção de novas metodologias pedagógicas tornou-se essencial para proporcionar uma educação mais significativa e relevante. Essas abordagens enfatizam a participação ativa dos alunos, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos. A docência atualmente busca preparar os alunos para os desafios do século XXI, valorizando a diversidade e incentivando a autonomia dos estudantes. Neste contexto, a cartilha desenvolvida neste trabalho tem por objetivo trazer novas perspectivas ao estudar Geografia em sala de aula, de uma forma dinâmica, participativa e criativa. A metodologia para produção do recurso didático está dividida em três momentos, onde no primeiro foi realizada uma pesquisa que visa contextualizar sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, já o segundo buscou introduzir uma plataforma gratuita que fornece diversas opções interativas que podem ser utilizadas em sala de aula, já no terceiro momento, a utilização dessa plataforma aplicada ao ensino da Geografia. Essas abordagens promovem uma educação mais dinâmica, estimulando a participação ativa dos estudantes e facilitando a compreensão dos conteúdos geográficos de maneira prática, criativa e contextualizada. Essa combinação de elementos contribui para um aprendizado mais significativo e prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade atual de forma mais eficiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-17
dc.description.abstract Teaching is constantly evolving, adapting to social, technological, and cultural changes. The adoption of new pedagogical methodologies has become essential to provide a more meaningful and relevant education. These approaches emphasize active student participation, promoting critical thinking, creativity, and practical application of knowledge. Nowadays, teaching aims to prepare students for the challenges of the 21st century, valuing diversity and encouraging student autonomy. In this context, the handbook developed in this work aims to bring new perspectives to the study of geography in the classroom in a dynamic, participatory, and creative way. The methodology for creating the teaching resource is divided into three stages. The first stage involved conducting research to contextualize the importance of Information and Communication Technologies in education. The second stage introduced a free platform that offers various interactive options for classroom use. Finally, the third stage focused on applying this platform to the teaching of geography. These approaches promote a more dynamic education, stimulating active student participation and facilitating the understanding of geographical content in a practical, creative, and contextualized manner. This combination of elements contributes to a more meaningful learning experience and prepares students to face the challenges of today's society more effectively. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36881
dc.date.accessioned 2024-07-26T21:11:48Z
dc.date.available 2024-07-26
dc.date.available 2024-07-26T21:11:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pt_BR
dc.subject Plataforma Canva pt_BR
dc.subject Cartilha - recurso didático pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies (ICTs) pt_BR
dc.subject Canva Platform pt_BR
dc.subject Booklet - Teaching Resource pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Pedro Henrique Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Information and Communication Technologies in education: the use of the Canva Platform as a teaching resource for teaching Geography. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Pedro Henrique Araújo. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia. 2023. 37 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta