dc.creator.ID |
SANTOS, P. H. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7871334733693291 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DINIZ, Lincoln da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DINIZ, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Crisólogo Vieira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, C. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7654679842422697 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Kátia Cristina Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, K. C. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3877332506561811 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A docência está em constante evolução, adaptando-se às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. A adoção de novas metodologias pedagógicas tornou-se essencial para proporcionar uma educação mais significativa e relevante. Essas abordagens enfatizam a participação ativa dos alunos, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos. A docência atualmente busca preparar os alunos para os desafios do século XXI, valorizando a diversidade e incentivando a autonomia dos estudantes. Neste contexto, a cartilha desenvolvida neste trabalho tem por objetivo trazer novas perspectivas ao estudar Geografia em sala de aula, de uma forma dinâmica, participativa e criativa. A metodologia para produção do recurso didático está dividida em três momentos, onde no primeiro foi realizada uma pesquisa que visa contextualizar sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, já o segundo buscou introduzir uma plataforma gratuita que fornece diversas opções interativas que podem ser utilizadas em sala de aula, já no terceiro momento, a utilização dessa plataforma aplicada ao ensino da Geografia. Essas abordagens promovem uma educação mais dinâmica, estimulando a participação ativa dos estudantes e facilitando a compreensão dos conteúdos geográficos de maneira prática, criativa e contextualizada. Essa combinação de elementos contribui para um aprendizado mais significativo e prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade atual de forma mais eficiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-06-17 |
|
dc.description.abstract |
Teaching is constantly evolving, adapting to social, technological, and cultural changes. The adoption of new pedagogical methodologies has become essential to provide a more meaningful and relevant education. These approaches emphasize active student participation, promoting critical thinking, creativity, and practical application of knowledge. Nowadays, teaching aims to prepare students for the challenges of the 21st century, valuing diversity and encouraging student autonomy. In this context, the handbook developed in this work aims to bring new perspectives to the study of geography in the classroom in a dynamic, participatory, and creative way. The methodology for creating the teaching resource is divided into three stages. The first stage involved conducting research to contextualize the importance of Information and Communication Technologies in education. The second stage introduced a free platform that offers various interactive options for classroom use. Finally, the third stage focused on applying this platform to the teaching of geography. These approaches promote a more dynamic education, stimulating active student participation and facilitating the understanding of geographical content in a practical, creative, and contextualized manner. This combination of elements contributes to a more meaningful learning experience and prepares students to face the challenges of today's society more effectively. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36881 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-26T21:11:48Z |
|
dc.date.available |
2024-07-26 |
|
dc.date.available |
2024-07-26T21:11:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
pt_BR |
dc.subject |
Plataforma Canva |
pt_BR |
dc.subject |
Cartilha - recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Information and Communication Technologies (ICTs) |
pt_BR |
dc.subject |
Canva Platform |
pt_BR |
dc.subject |
Booklet - Teaching Resource |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Pedro Henrique Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Information and Communication Technologies in education: the use of the Canva Platform as a teaching resource for teaching Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Pedro Henrique Araújo. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: o uso da Plataforma Canva como recurso didático para o ensino de Geografia. 2023. 37 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |