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Planejamento da qualidade de sistemas de home banking: abordagem com foco no usuário e estudo de caso do BB personal banking.

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dc.creator.ID LIMA, M. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2903671849480241 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.referee2 SOARES, Marcelo Márcio.
dc.contributor.referee3 ARAÚJO, Eduardo Carvalho.
dc.description.resumo Sistemas de software estão sendo desenvolvidos visando a utilização de usuários com os mais diferentes perfis. Para o desenvolvimento destes produtos, envolve-se o conhecimento de áreas distintas, em geral, sistemas são concebidos sem a presença de especialistas pertinentes a estas áreas e, em alguns casos, o conhecimento destas áreas é aplicado apenas por especialistas em computação. Para a maioria dos usuários, a interface é vista como o próprio sistema e o mercado de software já está adaptandose ao fato de que a competição se dá especialmente no domínio da interface. Uma interface mal projetada pode significar o fracasso de um sistema com excelentes funcionalidades. Dessa forma, este trabalho evidencia a importância e a necessidade da abordagem do Design de Software (abordagens dos domínios do Design, da Ergonomia e da Interação Homem-Computador) no desenvolvimento de projetos, em junção com o método de desdobramento da Função Qualidade (QFD), na busca de diretrizes para guiar o desenvolvimento de projetos de home banking com alto nível de usabilidade. Através de uma pesquisa sobre a qualidade percebida pelos usuários do BB Personal Banking e de um estudo sobre os problemas de interação encontrados neste tipo de sistema, um conjunto de diretrizes de projeto é proposto. Com base nos princípios de Design, Ergonomia, Usabilidade e Desdobramento da Função Qualidade, estas diretrizes são utilizadas para a sugestão de uma nova interface para o BB Personal Banking. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Planejamento da qualidade de sistemas de home banking: abordagem com foco no usuário e estudo de caso do BB personal banking. pt_BR
dc.date.issued 1999-12-20
dc.description.abstract Software programming, in most cases, is done with little contribution from man-machine interaction experts. To the user of the majority of software applications the interface is none other than the system itself, and the software market has already awaken to the fact that is necessary to plan the product's quality, in particular its interface, to incorporate competitive differentials. This dissertation highlights the importance and necessity of the software design approach (in the domain of Design, Ergonomy and Man-Machine Interaction) for the development of home banking projects with high usability. Through a research on perceived quality done with users of the BB Personal Banking, as well as an analysis of the interaction problems detected in the application usage, design directives more adapted to this kind of user profile are proposed. Based on the principles of Design, Ergonomics, Usability and Quality Function Deployment (QFD) principles, a new interface version for the BB Personal Banking is proposed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3688
dc.date.accessioned 2019-05-07T11:29:59Z
dc.date.available 2019-05-07
dc.date.available 2019-05-07T11:29:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Maria Dilma de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quality planning of home banking systems: a user-focused approach and a case study of BB personal banking. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Maria Dilma de. Planejamento da qualidade de sistemas de home banking: abordagem com foco no usuário e estudo de caso do BB personal banking. 1999. 152f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3688 pt_BR


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