dc.creator.ID |
OLIVEIRA, L. C.G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACEDO, João Marcelo Alves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO, J. M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0370488498421792 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, Islânia Andrade de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIRA, I. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PESSOA, Luiz Gustavo de Sena Brandão. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PESSOA, L. G. S. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Dentro de uma perspectiva docente, pretende-se demonstrar com este trabalho
monográfico, as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de nível superior, junto ao curso de Ciência Contábeis, na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande),Campus de Sousa-PB. O ensino superior no Brasil sofre a cada dia modificações, e a introdução de novos estilos de ensino para a aprendizagem é de suma importância, para que se possa ter não só um ensino eficiente, como também um ensino eficaz, tornando o estudante não só um técnico ou um pesquisador, mas sim uma pessoa crítica que saiba enfrentar as mais diversas situações dentro do seu curso e do seu mercado de trabalho. Hoje com o advento da globalização, precisa-se de profissionais qualificados que tenham um vasto leque de conhecimentos, em várias áreas, visto que o próprio sistema comercial, industrial, público ou privado, necessitam de um feedback destes profissionais, gerando desenvolvimento para as aziendas em que trabalham e satisfação para aqueles que usufruem de seus serviços. Somente com um ensino superior forte, inovador e com técnicas que possibilitem um melhor aprendizado, pode-se ter um profissional atuante e com a cabeça aberta para o futuro, utilizando-se de alguns métodos bons do passado, como também alterando outros e eliminando aqueles que de alguma forma cessavam o desenvolvimento do ensino superior. A Universidade Federal de Campina Grande introduziu em 2004, no Campus de Sousa-PB, o curso de Ciências Contábeis, o que despertou o interesse de vários estudantes e técnicos da profissão, em graduar-se no referido curso, o que se torna, para os professores de ensino superior, mais um desafio, olhando pelo prisma, de que são pessoas que já tem um conhecimento prático, então fica o questionamento, as técnicas para esse tipo de aluno são as mesmas, ou mudam? O que se torna importante para um bom aprendizado é que tanto os alunos, como os professores, interajam de tal forma que haja um aprendizado mutuo, onde todos trocam experiências e conhecimentos. O questionário obteve resultados que mostram os pontos positivos e negativos no uso do ensino aprendizagem no curso de Ciências Contábeis, Campus Sousa-PB, onde observouse características comuns e outras que denotam a importância de se estudar tais fatos, visando aprimorar ad didáticas e os métodos utilizados. A metodologia utilizada, reporta-se ao tipo de pesquisa utilizada que foi, de campo e descritiva, onde foi relatado os fatos contidos no questionário, analisando uma população específica. Com a valorização do ensino superior no Brasil, espera-se que exista um maior desenvolvimento e capacitação
dos docentes de nível superior, mas sem esquecer que é de essencial importância fixar boa parte dos recursos para o ensino fundamental que é à base de tudo, pois, um aluno com um ensino médio bem feito, com certeza será um universitário com capacidade de assimilar os conhecimentos de um curso de graduação, especialização, mestrado e até mesmo um doutorado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência Contábeis |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos métodos do ensino superior utilizado pelos professores do curso de Ciências Contábeis da universidade federal de Campina Grande- Campus de Sousa PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-07-30 |
|
dc.description.abstract |
Within a teaching perspective, we intend to demonstrate this monograph, the teaching
methodologies used by teachers of upper level, along the course of Accounting Science at
UFCG (Federal University of Campina Grande), Campus de Sousa-PB. Higher education in
Brazil suffers every day changes, and introduction of new styles of teaching to learning is of
paramount importance, so that we can have not only an effective teaching, effective teaching
as well, making the student not only a technical or a researcher, but a critic who knows face
the most diverse situations within the course and its labor market. Today with the advent of
globalization, one needs skilled professionals who have a wide range of expertise in various
areas since the system itself commercial, industrial, public or private, need a feedback from
these professionals, leading to the development azienda in which they work and satisfaction
to those who use their services. Only with a strong education, and innovative techniques that
allow for better learning, we can have a professional working and with an open mind for the
future, using some good methods of the past as well as changing others, and eliminating
those that somehow ceased the development of higher education. The Federal University of
Campina Grande introduced in 2004, Campus de Sousa-PB, the course of Accountancy,
which aroused the interest of several students and technicians of the profession, graduating
from that course, which becomes for teachers in higher education, more of a challenge,
looking through a prism, they are people who already have a working knowledge, then it is
the questioning, the techniques for this type of student are the same or change? What is
important for good learning is that both the students as teachers, interact in such a way that
there is a mutual learning, where all share experiences and knowledge. The questionnaire
obtained results that show the strengths and weaknesses in the use of teaching and learning
in the course of Accounting Sciences, Campus Sousa-PB, where we observed common
characteristics and others that show the importance of considering these facts, to improve
teaching and ad the methods used.The methodology, refers to the type of research that was
used, and descriptive field, where he reported the facts contained in the questionnaire,
examining a specific population. With the enhancement of higher education in Brazil, it is
expected that there is a further development and training of teachers at tertiary level, but
without forgetting that it is of vital importance to fix many of the resources for basic education
is the foundation of everything, because , a student with a school well done, will certainly be
a university with the capacity to assimilate the knowledge of an undergraduate degree,
specialization, master's and even a doctorate.
Keywords: Methodology. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36898 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-29T12:31:24Z |
|
dc.date.available |
2024-07-29 |
|
dc.date.available |
2024-07-29T12:31:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Layana Carla Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of higher education methods used by professors of the Accounting Sciences course at the federal university of Campina Grande - Campus de Sousa PB |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Layana Carla Gomes de.Análise dos métodos do ensino superior utilizado pelos professores do curso de Ciências Contábeis da universidade federal de Campina Grande- Campus de Sousa PB. C. Contábeis. - Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Ciência Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Social, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB, 2010. |
pt_BR |