dc.creator.ID |
BORGES, M. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9741585927605628 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Cleydstone Chaves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, C. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0225728973112649 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTEIRO, Vivian. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MONTEIRO, V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRANCO, Sinara de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRANCO, S. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6023441911258549 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A produção linguística em uma língua estrangeira no contexto acadêmico pode ser uma atividade difícil para o aprendiz devido a uma série de fatores externos, como questões sociais e econômicas, e internos, como fatores psicológicos, que possam aparecer como entraves (GOMES, 2018). Em vista disso, é possível lançar mão de estratégias de cunho cognitivo para auxiliar a sanar possíveis bloqueios na produção linguística de natureza oral e/ou escrita do aprendiz (OXFORD, 1990). Considerando esse cenário, este estudo investiga até que ponto estratégias de cunho cognitivo podem contribuir para sanar fatores psicológicos causadores de possíveis bloqueios na produção linguística em língua estrangeira. Para realização dessa pesquisa, um questionário foi aplicado com alunos ingressantes do curso de Letras – Língua Inglesa da UFCG a fim de: 1)identificar e descrever os fatores de ordem psicológica que bloqueiam a produção linguística escrita e oral dos referidos alunos e 2) mapear as estratégias cognitivas utilizadas pelos mesmos para contornar os entraves no contexto citado. Após a análise dos dados obtidos na aplicação do questionário, foi possível identificar que fatores como a ansiedade, medo, pressão, vergonha, tensão, nervosismo e desmotivação são questões elencadas pelos respondentes como possíveis causadores de bloqueios na produção linguística em atividades acadêmicas. Como resultado, para contornar tais fatores, as estratégias de prática, repetição, anotações, leitura e escuta de conteúdos na língua estrangeira se mostraram como facilitadoras nesse processo. Enfim, segundo os respondentes, o uso das estratégias citadas por eles pode auxiliar a sanar os fatores psicológicos causadores de bloqueios na produção linguística de cunho oral e escrito. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias cognitivas utilizadas por alunos ingressantes de letras-inglês para minimizar entraves na produção linguística. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-16 |
|
dc.description.abstract |
The linguistic production in a foreign language in the academic context can be a difficult activity for the learner due to some external factors, such as social and economic factors, and internal factors, like psychological factors; that may cause interference in the linguistic production (GOMES, 2018). Considering these factors, it is possible to use cognitive strategies to help to deal with difficulties in the oral and written production (OXFORD, 1990). Considering this scenario, this study investigates to what extent cognitive strategies may contribute to deal with psychological factors that may block the linguistic production in a foreign language. To carry out this research, a questionnaire was applied to freshman students of Letters – English Language at UFCG in order to: 1) identify and describe the psychological factors that interfere in the oral and written production of the mentioned students; and 2) map the cognitive strategies used by them to deal with the difficulties in the mentioned context. After analyzing the results, it was possible to identify that anxiety, fear, pressure, shyness, tension, nervousness, and lack of motivation were the factors mentioned by the participants as possible obstacles in the linguistic production during academic activities. As a result, to deal with those factors, the strategies of practicing, repetition, annotation, reading and listening to contents in the foreign language worked as facilitators in this process. Finally, according to the participants of this research, using the mentioned strategies can help to deal with psychological factors that block the oral and written production. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36905 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-29T14:21:58Z |
|
dc.date.available |
2024-07-29 |
|
dc.date.available |
2024-07-29T14:21:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de Língua Estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Produção Linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores Psicológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias Cognitivas |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign Language Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic Production |
pt_BR |
dc.subject |
Psychological Factors |
pt_BR |
dc.subject |
Cognitive Strategies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BORGES, Mainan Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cognitive strategies used by new english language students to minimize obstacles in linguistic production. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BORGES, Mainan Barbosa. Estratégias cognitivas utilizadas por alunos ingressantes de letras-inglês para minimizar entraves na produção linguística. 2023. 52 f. Monografia (Licenciada em Letras – Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |