DSpace/Manakin Repository

O decesso de violetas em Orquídeas Púrpura: a linguagem e a loucura cultivadas pelas Flores de Ofélia desvendadas à luz da psicanálise.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PORTO, M. J. S pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6350919306262965 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, João Pedro Wizniewsky.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, J. P. W. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3273000573814597 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, Tássia Tavares. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Danielle Dayse Marques de.
dc.contributor.referee2ID LIMA, D. D. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9749512238325534 pt_BR
dc.description.resumo Uma das maiores tragédias do dramaturgo inglês William Shakespeare, A tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca (1602), apresenta seus caminhos de interpretação em consonância com a psicanálise, tendo sido objeto de estudo de revolucionários deste campo, como o psicanalista francês Jacques Lacan, em específico sobre a personagem principal homônima, Hamlet. O enfoque teórico em relação às personagens femininas, como Ofélia, é a fim de compreender mais sobre Hamlet, condicionando sua existência exclusivamente ao protagonista (LACAN, 1977). No entanto, estaria Ofélia de fato condicionada exclusivamente a Hamlet, e não às suas interações e relacionamentos com as demais personagens da peça, ainda que essas interações apresentem um pano de fundo sobre Hamlet? Com o intuito de empreender esforços contrahegemônicos aos estudos hamletianos, e expandir os estudos sobre Ofélia para além do escopo da simbologia da sexualidade e do desejo, esta pesquisa se propõe a analisar as diferentes formas de expressão sobre, para e de Ofélia dentro da peça, através do viés psicanalítico de análise do (in)consciente pela linguagem do indivíduo, assim como os efeitos desses discursos, seus e das demais personagens da peça sobre suas relações, bem como sobre sua loucura. A análise se pauta pelas postulações e estudos acerca de loucura enquanto resultado de diagnósticos impostos por uma ordem (patriarcal) majoritariamente masculina coercitiva, a partir da filosofia (FOUCAULT, 1975; 2002; MELO; ARAÚJO; COSTA, 2010) e da crítica psicanalítica feminista (FELMAN, 1975; USSHER, 2011), assim como a loucura como linguagem particular e individual (FELMAN, 2003), resultado e denúncia de (o)pressões sofridas por indivíduos do gênero feminino (FELMAN, 1975; USSHER, 2011). Para a compreensão destas linguagens particulares e individuais de loucura, foram utilizados estudos acerca do uso de figuras de linguagem como expressão de elementos do inconsciente humano (GROSZ, 1990; LACAN, 2002; SALES, 2004; CASTRO, 2009; BARROSO, 2015), e da normatização de papéis sociais de gênero (FELMAN; 2003; ZANELLO, 2022). As falas das personagens hamletianas evidenciam diferentes usos das figuras de linguagem de acordo com a posição de Ofélia dentro destes discursos como 3ª, 2ª ou 1ª pessoa do discurso. Enquanto “Ela, Ofélia” e “Tu, Ofélia”, são utilizadas como formas pelas quais as demais personagens empregam seus juízos de valor e articulam a imposição dos diferentes papéis de gênero que são atribuídos à Ofélia. Em 1ª pessoa, “Eu, Ofélia”, no entanto, as figuras aparecem como representantes de momentos de verdade expressando como os conteúdos das outras personagens foram internalizados por Ofélia. Essa distinção também demarca a existência de diferentes loucuras expressas pelas personagens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa pt_BR
dc.title O decesso de violetas em Orquídeas Púrpura: a linguagem e a loucura cultivadas pelas Flores de Ofélia desvendadas à luz da psicanálise. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-13
dc.description.abstract One of the biggest tragedies of the british dramatist William Shakespeare, The tragedy of Hamlet, Prince of Denmark (1602), presents its paths of interpretation in consonance with psychoanalysis, having been the object of study of revolutionary people of this feud like the French psychoanalyst Jacques Lacan, in particular regarding the homonym main character, Hamlet. For female characters, like Ophelia, the focus is given in order to seek more understanding about Hamlet, conditioning her existence exclusively to this figure (LACAN, 1977). However, would Ophelia in fact be exclusively conditioned to Hamlet, and not to her interactions and relationships with the play’s other characters, even if those interactions present a background about Hamlet? With the intention of undertaking counter-hegemonic efforts to hamletian studies and expanding the studies about Ophelia beyond the scope of symbology of sexuality and desire, this research proposes to analyze the different forms of expression about, for and of Ophelia inside the play, through the psychoanalytic way of analysis of the (un)conscious through an individual’s language, as well as the he effects of this speeches, hers and from the other characters of the play, on their relationships, as well as in her madness. The analysis stands by the postulations and studies regarding madness as whilst a result of diagnosis imposed by an overwhelming (patriarcal) masculine coercive order, stem from philosophy (FOUCAULT, 1975; 2002; MELO; ARAÚJO; COSTA, 2010) and from psychoanalytic feminist criticism (FELMAN, 1975; USSHER, 2011), as well as madness as a particular and individual language (FELMAN, 2003), resulting from the (o)pressions suffered by female gendered individuals (FELMAN, 1975; USSHER, 2011). For the comprehension of the particular and individual languages of madness, studies about the use figures of speech as the expression of elements from the human unconscious were used (GROSZ, 1990; LACAN, 2002; SALES, 2004; CASTRO, 2009; BARROSSO, 2015), and about the standardization of social gender roles (FELMAN, 1975, ZANELLO, 2022). The speeches of the hamletian characters highlight different uses of the figures of speech according to Ophelia’s position inside these speeches as Third, Second or First person of speech. While “Her, Ophelia” and “You, Ophelia”, they are utilized as ways through which the other characters employ their judgements and articulate the imposition of different gender roles attributed to Ophelia. Whilst First person, “I, Ophelia”, however, the figures appear as representatives of moments of truth expressing how the contents of the other characters’ speeches were internalized by Ophelia. This distinction also marks the existence of different types of madnessess expressed by the characters. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36906
dc.date.accessioned 2024-07-29T14:53:58Z
dc.date.available 2024-07-29
dc.date.available 2024-07-29T14:53:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura e Psicanálise pt_BR
dc.subject Crítica Psicanalítica Feminista pt_BR
dc.subject Figuras de Linguagem - Loucura pt_BR
dc.subject Hamlet (William Shakespeare) - Personagem de Ofélia pt_BR
dc.subject Literature and Psychoanalysis pt_BR
dc.subject Feminist Psychoanalytic Criticism pt_BR
dc.subject Figures of Speech - Madness pt_BR
dc.subject Hamlet (William Shakespeare) – Character of Ophelia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PORTO, Maria Julia Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The decline of violets in Purple Orchids: the language and madness cultivated by Ophelia's Flowers revealed in the light of psychoanalysis. pt_BR
dc.identifier.citation PORTO, Maria Julia Santos. O decesso de violetas em Orquídeas Púrpura: a linguagem e a loucura cultivadas pelas Flores de Ofélia desvendadas à luz da psicanálise. 2023. 134 f. Monografia (Licenciada em Letras – Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta