dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como proposta analisar o lugar do repentista negro nas
cantorias do Nordeste do final do século XIX e início do século XX. Para isso,
utilizaremos como fontes primárias os repentes incorporados pela literatura de cordel,
tais como a “Mal assombrada peleja de Francisco Sales com Negro Visão” (1916) a
“Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns” (1923), e o “Desafio de
Inácio da Catingueira com Francisco Romano” (1874). Destacando as dimensões
excludentes e discriminatórias, tomamos como aporte teórico para a análise das
representações e práticas desses repentistas negros, as discussões de Chartier (1990).
Para este autor, as práticas e representações se tornam o cerne para entendermos como
em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade é construída, pensada e
dada a ler por diferentes grupos sociais. Dentro dessa discussão, buscaremos fazer
também uma análise sobre o repente no Nordeste. Presença cultural significativa nessa
região, o repente possui função informativa, exercendo nessa pesquisa um papel
bastante relevante, na medida em que consegue refletir as representações instauradas
na região Nordeste. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
14 |
pt_BR |
dc.title |
“Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-29T16:04:29Z |
|
dc.date.available |
2024-07-29 |
|
dc.date.available |
2024-07-29T16:04:29Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Repentistas negros |
pt_BR |
dc.subject |
Cantorias do Nordeste - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Negros repentistas - 1925-1970 |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Representações - Chartier |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Música e negros - 1925-1970 - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Black improvisers |
pt_BR |
dc.subject |
Singing from the Northeast - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Black improvisers - 1925-1970 |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature |
pt_BR |
dc.subject |
Representations - Chartier |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Music and black people - 1925-1970 - Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Germana Guimarães. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“When I go out to have fun, black people go out to work”: the place of the black repentista in the singing of the northeast (1970-1925). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Germana Guimarães. “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913 |
pt_BR |