Dépôt DSpace/Manakin

Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID PEREIRA JÚNIOR, E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5981522497692632 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AIRES, José Luciano de Queiroz.
dc.contributor.advisor1ID AIRES, J. L. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2038792803917117 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
dc.contributor.referee2ID CORDÃO, M. P. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9349011283819103 pt_BR
dc.description.resumo Esse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a formação docente, a partir de leituras críticas da literatura teórica e historiográfica, das minhas experiências na disciplina de Prática de Ensino e no Programa Residência Pedagógica, e na experimentação do cinema no ensino de História da Antiguidade Clássica. O desenvolvimento focaliza uma proposta pedagógica baseada na utilização de filmes [Spartacus (1960), Gladiador (2000) e Alexandria (2009)] para o estudo de Roma Antiga, enfocando os temas do escravismo romano, a política em Roma e a religião no final do Império, tendo como lócus da experiência as duas turmas do 1° ano na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, em ocasião do terceiro bimestre letivo de 2023. A problemática do trabalho direciona à reflexão sobre a importância da diversificação de recursos no Ensino de História para a promoção da educação libertadora. O referencial teórico toma por base FREIRE (1996), a respeito dos fundamentos da prática educativo-crítica, e BITTENCOURT (2008), sobre a disciplina escolar como campo de conhecimento autônomo. Para a abordagem metodológica do trabalho, adoto a narrativa autobiográfica, valendo-me, como fontes, de fotografias e materiais didáticos do período de minha escolarização, que fundamentam as incursões pela memória, para a problematização de aspectos da minha formação política e profissional, no primeiro capítulo; seguido, no segundo capítulo, da problematização de diários de bordo, questionários e resenhas produzidas pelos estudantes relativos à experiência envolvendo a utilização a utilização de filmes, em abordagem analítico-descritiva. Os resultados em torno da alternativa metodológica mostraram que a diversificação das matrizes de construção de conhecimento histórico a partir dos filmes como recurso e fonte histórica impulsiona a construção do conhecimento em sala, devido aos aspectos motivacionais e pela popularização da linguagem e suporte entre a geração midiatizada; além disso, a proposta confrontou-se com as fases e contextos do processo de aprendizagem da educação básica pública, ao fornecer uma alternativa para a renovação das metodologias avaliativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). pt_BR
dc.date.issued 2023-11-21
dc.description.abstract This experience report aims to reflect on teacher training, based on critical readings of theoretical and historiographical literature, my experiences in the Teaching Practice discipline and in the Pedagogical Residency Program, and in the experimentation of cinema in the teaching of History of Classical Antiquity. The development focuses on a pedagogical proposal based on the use of films [Spartacus (1960), Gladiator (2000) and Alexandria (2009)] for the study of Ancient Rome, focusing on the themes of Roman slavery, politics in Rome and religion at the end of the Empire, having as locus of the experience the two classes of the 1st year at ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, on the occasion of the third academic semester of 2023. The problem of the work directs the reflection on the importance of diversifying resources in History Teaching to promote liberating education. The theoretical framework is based on FREIRE (1996), regarding the foundations of critical educational practice, and BITTENCOURT (2008), on the school discipline as an autonomous field of knowledge. For the methodological approach of the work, I adopt the autobiographical narrative, using as sources, photographs and teaching materials from the period of my schooling, which support the incursions into memory, to problematize aspects of my political and professional formation, in the first chapter; followed, in the second chapter, by the problematization of logbooks, questionnaires and reviews produced by students regarding the experience involving the use of films, in an analytical-descriptive approach. The results around the methodological alternative showed that the diversification of the matrices of construction of historical knowledge from films as a resource and historical source boosts the construction of knowledge in the classroom, due to the motivational aspects and the popularization of language and support among the mediatized generation; Furthermore, the proposal confronted the phases and contexts of the learning process of public basic education, by providing an alternative for the renewal of assessment methodologies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918
dc.date.accessioned 2024-07-29T16:35:17Z
dc.date.available 2024-07-29
dc.date.available 2024-07-29T16:35:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Filme – Recurso Didático pt_BR
dc.subject Filme – Fonte Histórica pt_BR
dc.subject Roma Antiga pt_BR
dc.subject Educação problematizadora pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Film – Teaching Resource pt_BR
dc.subject Film – Historical Source pt_BR
dc.subject Ancient Rome pt_BR
dc.subject Problem-based Education pt_BR
dc.subject Teacher Training – History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Historical-formative processes in teaching experiences in the Pedagogical Residency Program (PRP), in teaching practice and in experimenting with cinema as a source for teaching classical antiquity (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). 2023. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte