DSpace/Manakin Repository

A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4734601679202610 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Mauricio Maia.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428982360681863 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee1ID PAULO, M. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, R. H. Z. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-17
dc.description.abstract This paper addresses the teaching of Sociology in basic education, primary education and elementary education, proposes the use of music as a methodology to promote greater participation and interest from students during classroom discussions. The research included a pedagogical intervention at the State School Francisco Apolinário da Silva, where music was adopted as a didactic resource. The results demonstrated that this approach sparked curiosity and engagement among the students, fostering the development of critical, analytical, and problemsolving skills. Furthermore, the use of music facilitated the development of social skills and strengthened sociability through group activities. It is concluded that music is an effective pedagogical strategy to enrich the teaching of Sociology and other disciplines, providing a more dynamic and appealing approach for the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920
dc.date.accessioned 2024-07-29T17:49:01Z
dc.date.available 2024-07-29
dc.date.available 2024-07-29T17:49:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociologia – Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Música - Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject Sociabilidade pt_BR
dc.subject Sociology – Study and Teaching pt_BR
dc.subject Music - Teaching Methodology pt_BR
dc.subject Sociability pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music as a teaching methodology: a classroom experience. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta