DSpace/Manakin Repository

(Re)imaginando o universo da infância: estudo preliminar de reforma e ampliação da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, B. V. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4954939240612271 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8227634952048103 pt_BR
dc.contributor.referee1 PANET, Miriam de Farias.
dc.contributor.referee1ID PANET, Miriam de Farias. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5425360948252283 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, Rayffi G. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9873360619362250 pt_BR
dc.description.resumo O ambiente escolar da Educação Infantil desempenha papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, proporcionando experiências educativas significativas que promovem o seu crescimento cognitivo, social, físico e emocional. Na Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande-UAEI/UFCG, constatou-se que os espaços, especialmente os externos, operam de forma ineficaz e com infraestrutura inadequada, chegando ao ponto de impossibilitar o uso de certos ambientes, além da necessidade de ampliação para atender novas modalidades. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo geral elaborar estudo preliminar arquitetônico de reforma e ampliação do edifício da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande (UAEI/UFCG). Esse objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: I) Propor soluções construtivas que garantam o conforto ambiental dos seus usuários e a acessibilidade universal (TÉCNICA); II) Desenvolver solução arquitetônica com espaços e configurações mais estimulantes para as crianças e potencialmente modificada por elas (FORMA); III) Potencializar as áreas descobertas e sua melhor integração com as áreas cobertas. Assim como, melhorar relações entre construções novas e antigas. (FUNÇÃO). Para isso, o desenvolvimento do projeto de arquitetura se apoiou em pesquisas documentais e bibliográficas, estudo de projetos correlatos, além do diagnóstico do estado atual do objeto de estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.title (Re)imaginando o universo da infância: estudo preliminar de reforma e ampliação da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-01
dc.description.abstract The school environment in Early Childhood Education plays a crucial role in the holistic development of children, providing meaningful educational experiences that promote their cognitive, social, and emotional growth. At the Unidade Acadêmica de Ensino Infantil of Universidade Federal de Campina Grande-UAEI/UFCG, it was observed that the spaces, especially the schoolyards, operate inefficiently and with inadequate infrastructure, reaching a point where the use of certain environments becomes impossible, in addition to the need for expansion to meet new modalities. Therefore, the general objective of this work is to elaborate a preliminary architectural study for the renovation and expansion of the building of the Academic Unit of Early Childhood Education of the Federal University of Campina Grande (UAEI/UFCG). This overarching objective unfolds into the following specific goals: I) Propose constructive solutions that ensure the environmental comfort of its users and universal accessibility (TECHNICAL); II) Develop an architectural solution with spaces and configurations that are more stimulating for children and potentially modifiable by them (FORM); III) Enhance the uncovered areas and their better integration with the covered areas, as well as improving the relationships between new and old constructions (FUNCTION). To achieve these objectives, the development of the architectural Project relied on documentary and bibliographical research, the study of related projects, and the diagnosis of the current state of the object of study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36937
dc.date.accessioned 2024-07-30T12:08:17Z
dc.date.available 2024-07-30
dc.date.available 2024-07-30T12:08:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Projeto de Arquitetura pt_BR
dc.subject Arquitetura Escolar pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Architectural Project pt_BR
dc.subject School Architecture pt_BR
dc.subject Child Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Bianka Victória Almeida de Siqueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative (Re)imagining the universe of childhood: preliminary study of reform and expansion of the UFCG Early Childhood Education Academic Unit. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Bianka Victória Almeida de Siqueira. (Re)imaginando o universo da infância: estudo preliminar de reforma e ampliação da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da UFCG. 2023. 127 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta