DSpace/Manakin Repository

Saber do cuidado entre estrelas e pessoas: experiências discentes e formação docente na Licenciatura em História/UFCG e na EJA.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA JÚNIOR, E. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6712527054320378 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.description.resumo A partir das experiências formativas pessoais, o presente trabalho busca questionar, localizar e criticar no sujeito da experiência o “eu”, formado pela sociedade, planeado com (in)sucesso a se tornar um cidadão “normal”, assim como as relações com um “outro” e suas diferenças. Partindo de memórias, de diários e relatórios, da formação básica ao ensino superior — na Licenciatura em História pela UFCG —, o objetivo principal do trabalho é ensaiar na minha vida contornos que dou a mim mesmo e aos outros, que atravessam a experiência quanto aluno, mas também a prática docente iniciada pela graduação, situada principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse percurso, entre a fingida realidade e a sinceridade das licenças poéticas, é composto fragmentos de uma sinfonia da vida, dividida em três intervalos: um prelúdio da infância, e da confusa procura por saber “quem sou eu?”, perante um mundo de adultos; um interlúdio da adolescência, num clamor retumbante por um “novo eu” em meio às relações com as mudanças na própria vida; e um poslúdio no amadurecimento, em que o gosto por si e pelos outros é delineado pela difícil alteridade. A partir dos conceitos de experiência em Larrosa, para delimitarmos o que é vivido, a (a)normalização dos alunos — em Popkewitz — e criação desses conceitos de mim mesmo e do outro devem ser expostos a partir de uma autoavaliação quanto um estagiário atuante, para questionar: quem eu fui, quem sou e o que eu faço, quanto aluno e professor, na sala de aula? Por isso, opero esses conceitos com o cuidado de si, proposto por Foucault, para que, em um cuidado com a própria prática discente-docente, com as consciências de si e dos outros, localize se há sinais de atitudes, práticas, conceitos e formas de normalização na experiência, e como cuidar deles, transformá-los em novos olhares sobre os sujeitos que fazem a escola: sobre mim mesmo e sobre o outro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Saber do cuidado entre estrelas e pessoas: experiências discentes e formação docente na Licenciatura em História/UFCG e na EJA. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract Based on personal formative experiences, this work seeks to question, locate and criticize in the subject of the experience the “I”, formed by society, planned (un)successfully to become a “normal” citizen, as well as relationships with a “other”and its differences. Starting from memories, diaries and reports, from early childhood education to higher education — in the History Degree at UFCG —, the main objective of the work is to essay in my life contours that I give to myself and others, which go through my experience as a student, but also the teaching practice initiated by graduation, mainly located in Youth and Adult Education. Along this path, between the pretended reality and the sincerity of poetic licenses, fragments of a symphony of life are composed, divided into three intervals: a prelude to childhood, and the confusing search to know “who am I?”, faced with a world of adults; an interlude of adolescence, in a resounding cry for a “new me” amidst relationships with changes in one’s own life; and a postlude in maturation, in which the taste for oneself and others is outlined by difficult otherness. Based on the concepts of experience in Larrosa, in order to delimit what is experienced, the (a)normalization of students — in Popkewitz — and the creation of these concepts of myself and others must be exposed based on a self-evaluation as a working intern, to question: who was I, who am I and what do I do, as a student and a teacher, in the classroom? Therefore, I operate these concepts with the care of the self, proposed by Foucault, so that, in caring for one's own student-teaching practice, with one's own and others' consciousness, one can locate whether there are signs of attitudes, practices, concepts and forms of normalization in experience, and how to take care of them, transform them into new perspectives on the subjects who go to school: on myself and on others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36940
dc.date.accessioned 2024-07-30T15:07:50Z
dc.date.available 2024-07-30
dc.date.available 2024-07-30T15:07:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cuidado de Si - Memórias pt_BR
dc.subject Relato de Experiência pt_BR
dc.subject Normalização dos Alunos pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Care for Yourself - Memories pt_BR
dc.subject Experience Report pt_BR
dc.subject Normalization of Students pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA JÚNIOR, Epitácio Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowing about care between stars and people: student experiences and teacher training in the Degree in History/UFCG and EJA. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA JÚNIOR, Epitácio Lima. Saber do cuidado entre estrelas e pessoas: experiências discentes e formação docente na Licenciatura em História/UFCG e na EJA. 2023. 75 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta