DSpace Repository

Juntos somos melhores! Análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande-PB.

Show simple item record

dc.creator.ID GUIMARÃES, G. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7757787811287027 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, Patrícia Trindade. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 pt_BR
dc.description.resumo A coprodução é uma estratégia governamental que busca envolver a sociedade civil na melhoria dos serviços públicos, sendo especialmente relevante na área da educação pela natureza da própria atividade ser colaborativa. Este estudo objetiva analisar a coprodução nos serviços públicos de educação em escolas de Campina Grande-PB em diferentes fases do ciclo de serviço e níveis de participação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa exploratória descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, professores, alunos e pais, e foram triangulados com pesquisa documental e observações. A análise de conteúdo revelou vários exemplos de coprodução, como a implementação de orçamentos democráticos, a adoção de conselhos participativos e a colaboração de diversos atores da sociedade para aprimorar a educação dos estudantes. Verificou-se que a escola municipal de ensino fundamental apresentou uma diversidade maior de exemplos, parcerias e força na coprodução em comparação à escola estadual de ensino médio. Este artigo contribui para expandir o entendimento acerca do conceito de coprodução na prática, classificando os achados com base em uma tipologia presente na literatura, e pode fornecer percepções para escolas e gestores sobre como incentivar a participação dos indivíduos, famílias, comunidades e o engajamento civil em projetos de coprodução na educação pública. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Juntos somos melhores! Análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract Coproduction is a governmental strategy that seeks to involve civil society in improving public services, being particularly relevant in the field of education due to the collaborative nature of the activity itself. This study aims to analyze coproduction in public education services in schools in Campina Grande-PB at different phases of the service cycle and levels of participation. The research adopted a qualitative exploratory-descriptive approach. Data were collected through semi-structured interviews with managers, teachers, students, and parents, and were triangulated with documentary research and observations. Content analysis revealed several examples of coproduction, such as the implementation of democratic budgets, the adoption of participatory councils, and the collaboration of various actors in society to enhance students' education. It was found that the municipal elementary school presented a greater diversity of examples, partnerships, and strength in coproduction compared to the state high school. This article contributes to expanding the understanding of the concept of coproduction in practice, classifying the findings based on a typology present in the literature, and may provide insights for schools and administrators on how to encourage the participation of individuals, families, communities, and civil engagement in coproduction projects in public education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36941
dc.date.accessioned 2024-07-30T15:37:48Z
dc.date.available 2024-07-30
dc.date.available 2024-07-30T15:37:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Serviços Públicos - Coprodução pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Engajamento Civil pt_BR
dc.subject Public Services - Coproduction pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Civic Engagement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUIMARÃES, Gilson Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Together we are better! analysis of coproduction in public educational services in schools of Campina Grande-PB. pt_BR
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Gilson Pereira. Juntos somos melhores! análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande-PB. 2023. 29 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account