dc.description.resumo |
Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir a questão da autoria, que entendemos ser, no cinema, sempre gerada com a contribuição de vários atores sociais. Centraremos nossa análise no núcleo autoral − direção, roteiro e direção de fotografia − baseados nas experiências individuais dos responsáveis que o compõe, assim como na articulação e na diversidade dos autores dentro do processo criativo d‟A Canga. Esse núcleo traduz a irredutibilidade da autoria a um único indivíduo. As obras artísticas estão intimamente relacionadas aos seus autores, nem sempre de forma direta, às vezes, subentendida, mas, sempre, de algum modo, revelando suas vivências, pois a interiorização das formas de organização social produz pensamentos e ações que marcam a autoria e que identificam pessoas ou grupos como seres sociais. A importância da interação dos autores com o mundo social torna-se evidente para os historiadores, à medida que possibilita a identificação da interdependência da autoria com a sociedade. A análise das articulações entre as particularidades do sujeito autor e a concretude do produto possibilita o desvendamento das experiências vividas em coletividade, e, portanto, são uma mediação para a compreensão da relação indivíduo e sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
14 |
pt_BR |
dc.title |
Autoria e identidades em A Canga. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36958 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-31T16:14:36Z |
|
dc.date.available |
2024-07-31 |
|
dc.date.available |
2024-07-31T16:14:36Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
A Canga - filme |
pt_BR |
dc.subject |
Curta metragem |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Filme A Canga - questões de autoria |
pt_BR |
dc.subject |
Análise fílmica |
pt_BR |
dc.subject |
Authorship and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
A Canga - film |
pt_BR |
dc.subject |
Short film |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Film A Canga - questions of authorship |
pt_BR |
dc.subject |
Film analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Authorship and identities in A Canga. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. Autoria e identidades em A Canga. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36958 |
pt_BR |