dc.description.resumo |
O cinema brasileiro, com a conhecida “retomada” na década de 1990, e a
introdução de novos mecanismos de apoio a produção, interligados a uma iniciativa de
“cultura de mercado” conquista gradativamente seu espaço no âmbito nacional e
internacional. O cinema nacional atual nos conduz a refletir sobre a construção de
personagens negros diante de uma perspectiva de inferioridade social e racial aos
personagens brancos. O pensamento cinematográfico está calcado nos sistemas de
valores sociais que determinam a formação de estereótipos como a mulata sensual, a
empregada doméstica e o crioulo malandro, mas, não no sentido literário de Chico
Buarque de Holanda, e sim no sentido de corrompido ou ladrão. Assim, o cinema
brasileiro sustenta “ideologias” e conceitos pré-estabelecidos conforme um pensamento
retrógrado praticado em décadas passadas. Se o cinema abre novas frentes de atividades
críticas e analíticas, nossa pesquisa faz o seguinte questionamento: A sociedade
continua mantendo conceitos pejorativos anteriormente dados aos negros nos dias
atuais? Será que a sociedade contemporânea ainda não conseguiu romper esses
estereótipos que são reinventados pelas relações dos sujeitos? São conceitos com
sinônimo de inferioridade e de submissão que, sem dúvida, nos faz voltar ao tempo em
que a mestiçagem no Brasil representava o atraso, já que o progresso estava restrito a
sociedades “puras”. Nesse artigo procuramos desvendar a visão preconceituosa e
pejorativa a respeito dos negros, enraizada no imaginário coletivo do nosso país,
retratada nos filmes nacionais: Besouro, Cidade de Deus, Última Parada 174 e Tropa de
Elite, analisando-os através de um processo histórico-socio-cultural. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
14 |
pt_BR |
dc.title |
A releitura da imagem do negro no cinema brasileiro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964 |
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dc.date.accessioned |
2024-07-31T17:57:57Z |
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dc.date.available |
2024-07-31 |
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dc.date.available |
2024-07-31T17:57:57Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Negros - cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Imagem do negro - cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Estereótipos - negros - cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Inferioridade - negros - cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Blacks - Brazilian cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Image of blacks - Brazilian cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Stereotypes - blacks - Brazilian cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Inferiority - blacks - Brazilian cinema |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTI, Dayanna Alves. |
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dc.creator |
PEDROSA, Carolina Gomes. |
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dc.creator |
LIMA, Carlos Adriano. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The reinterpretation of the image of black people in Brazilian cinema. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTI, Dayanna Alves; PEDROSA, Carolina Gomes; LIMA, Carlos Adriano. A releitura da imagem do negro no cinema brasileiro. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 10: História Cultural e Sensibilidades. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964 |
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