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A releitura da imagem do negro no cinema brasileiro.

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dc.description.resumo O cinema brasileiro, com a conhecida “retomada” na década de 1990, e a introdução de novos mecanismos de apoio a produção, interligados a uma iniciativa de “cultura de mercado” conquista gradativamente seu espaço no âmbito nacional e internacional. O cinema nacional atual nos conduz a refletir sobre a construção de personagens negros diante de uma perspectiva de inferioridade social e racial aos personagens brancos. O pensamento cinematográfico está calcado nos sistemas de valores sociais que determinam a formação de estereótipos como a mulata sensual, a empregada doméstica e o crioulo malandro, mas, não no sentido literário de Chico Buarque de Holanda, e sim no sentido de corrompido ou ladrão. Assim, o cinema brasileiro sustenta “ideologias” e conceitos pré-estabelecidos conforme um pensamento retrógrado praticado em décadas passadas. Se o cinema abre novas frentes de atividades críticas e analíticas, nossa pesquisa faz o seguinte questionamento: A sociedade continua mantendo conceitos pejorativos anteriormente dados aos negros nos dias atuais? Será que a sociedade contemporânea ainda não conseguiu romper esses estereótipos que são reinventados pelas relações dos sujeitos? São conceitos com sinônimo de inferioridade e de submissão que, sem dúvida, nos faz voltar ao tempo em que a mestiçagem no Brasil representava o atraso, já que o progresso estava restrito a sociedades “puras”. Nesse artigo procuramos desvendar a visão preconceituosa e pejorativa a respeito dos negros, enraizada no imaginário coletivo do nosso país, retratada nos filmes nacionais: Besouro, Cidade de Deus, Última Parada 174 e Tropa de Elite, analisando-os através de um processo histórico-socio-cultural. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 14 pt_BR
dc.title A releitura da imagem do negro no cinema brasileiro. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964
dc.date.accessioned 2024-07-31T17:57:57Z
dc.date.available 2024-07-31
dc.date.available 2024-07-31T17:57:57Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Negros - cinema brasileiro pt_BR
dc.subject Cinema brasileiro pt_BR
dc.subject Imagem do negro - cinema brasileiro pt_BR
dc.subject Estereótipos - negros - cinema brasileiro pt_BR
dc.subject Inferioridade - negros - cinema brasileiro pt_BR
dc.subject Blacks - Brazilian cinema pt_BR
dc.subject Brazilian cinema pt_BR
dc.subject Image of blacks - Brazilian cinema pt_BR
dc.subject Stereotypes - blacks - Brazilian cinema pt_BR
dc.subject Inferiority - blacks - Brazilian cinema pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTI, Dayanna Alves.
dc.creator PEDROSA, Carolina Gomes.
dc.creator LIMA, Carlos Adriano.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reinterpretation of the image of black people in Brazilian cinema. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTI, Dayanna Alves; PEDROSA, Carolina Gomes; LIMA, Carlos Adriano. A releitura da imagem do negro no cinema brasileiro. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 10: História Cultural e Sensibilidades. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964 pt_BR


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