Repositorio Dspace/Manakin

O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4466921962013016 pt_BR
dc.creator.Lattes HERMOGENS, G. P. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. C. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3877332506561811 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, C. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7654679842422697 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho faz uma análise sobre a construção do conhecimento geográfico, a partir da linguagem teatral como proposta de recurso didático. A Geografia vem passando por momentos de mudança em sua prática diante das novas metodologias ativas, no qual tem surgido, e é nessa perspectiva que esse trabalho objetiva abordar o teatro como recurso didático no ensino de Geografia. Pois, aproximar a teoria da prática é algo desafiador, por esse motivo é feito um estudo a partir do conceito de lugar, alinhado as vivencias do aluno. Como caminho metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a prática recorrente do ensino tradicional, é voltado a decorar e memorizar conteúdo, portanto, falta o incentivo e acesso ao uso de ferramentas que proporcione a ampliação do conhecimento e ideias geográficas em sala de aula, fazendo necessário repensar na prática do ensinar Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-17
dc.description.abstract This work analyzes the construction of geographic knowledge, based on theatrical language as a proposal for a didactic resource. Geography has been going through moments of change in its practice in the face of new active methodologies, in which it has emerged, and it is from this perspective that this work aims to approach theater as an instrument of knowledge through the production of pedagogical plays in the teaching of geography. Because, bringing theory closer to practice is challenging, for this reason a study is carried out based on the concept of place, aligned with the student's experiences. As a methodological path, bibliographical research was carried out. It is concluded that the recurrent practice of traditional teaching is aimed at memorizing and memorizing content, therefore, there is a lack of incentive and access to the use of tools that provide the expansion of knowledge and geographical ideas in the classroom, making it necessary to rethink the practice of teaching. teach geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967
dc.date.accessioned 2024-07-31T18:39:49Z
dc.date.available 2024-07-31
dc.date.available 2024-07-31T18:39:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Teatro - Recurso Didático pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Theater - Teaching Resource pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The place of the theater: building my geographical knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. 2023. 21 f. Recurso didático (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta