DSpace/Manakin Repository

Estágio curricular supervisionado em geografia: relato em três Escolas Públicas de Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID MALTA DE AZEVEDO, SÉRGIO LUIZ. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 pt_BR
dc.contributor.referee2 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee2ID DINIZ, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo relatar a importância da prática do estágio supervisionado no curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. O estágio é de grande relevância para os cursos de licenciatura, dentre eles o curso de Geografia, pois é no estágio em que o aluno estagiário conhece o ambiente escolar e suas práticas. Em um primeiro momento como aluno participante houve a oportunidade de entender sobre o ensino em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Já nos demais estágios, como participante e ministrando aulas, pode-se perceber o conceito de ser professor, em que o mesmo não só ensina, ele aprende e conduz seus alunos a serem pessoas críticas quanto ao meio em que vivemos. O estágio para o graduando em Geografia não permite ser um fim em si mesmo, mas um começo para que o estudante realize mais leituras, pesquisas e observe como deve ser sua atuação enquanto profissional da educação (Professor). Apesar das dificuldades que o aluno e o professor encontram no ambiente escolar, percebe-se a falta de estrutura física e humana para que o docente possa exercer sua função como se deve. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia Educação pt_BR
dc.title Estágio curricular supervisionado em geografia: relato em três Escolas Públicas de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-07
dc.description.abstract The present article aims to report the importance of the practice of supervised internship in the Federal University of Campina Grande Geography course. The internship is of great importance to the licentiate degree courses, including the Geography course, since the internship is where the intern student gets to know the school environment and its background. As a participating student, at first, there was the opportunity to learn about teaching in an Education for Young People and Adults class. In the following internships, as a participant and teaching classes, the concept of being a teacher comes up, at which the teacher does not only teach, they learn and guide their students into being argumentative individuals regarding to the environment we live in. To the Geography graduate, the internship does not allow it to be an end in itself, but a start so that the student can do more reading and researching, and observe how their performance as a teacher should be. Despite the difficulties that the student and the teacher find in the school environment, the lack of physical and human structure for the teacher to exert their function as it should be can be noticed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36986
dc.date.accessioned 2024-08-01T13:47:36Z
dc.date.available 2024-08-01
dc.date.available 2024-08-01T13:47:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Vivência pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject School environment pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Experience pt_BR
dc.subject Prácticas supervisadas pt_BR
dc.subject Maestro pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Vania Lany de Miranda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Supervised curricular internship in geography: report on three Public Schools in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.title.alternative Prácticas curriculares supervisadas en geografía: informe sobre tres escuelas públicas de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Vania Lany de Miranda. Estágio curricular supervisionado em geografia: relato em três Escolas Públicas de Campina Grande - PB. 20 fl. 2023. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36986 pt_BR
dc.description.resumen Este artículo tiene como objetivo informar la importancia de la práctica de prácticas supervisadas. en el curso de Geografía de la Universidad Federal de Campina Grande. La pasantía es genial. relevancia para cursos de pregrado, incluido el curso de Geografía, como lo es en la pasantía que el estudiante pasante conozca el ambiente escolar y sus prácticas. En primer lugar Como estudiante participante, tuve la oportunidad de comprender la enseñanza en una clase en Educación de Jóvenes y Adultos. En otras prácticas, como participante e impartiendo clases, se puede percibir el concepto de ser maestro, en el que no sólo enseña, aprende y lleva a sus alumnos a ser personas críticas respecto al entorno en el que vivimos. la pasantía para Graduarse en Geografía no permite que sea un fin en sí mismo, sino un comienzo para que el El estudiante realiza más lecturas, investiga y observa cómo debería ser su desempeño mientras profesional de la educación (Docente). A pesar de las dificultades que el alumno y el profesor En el ambiente escolar existe una falta de estructura física y humana para el El profesor puede desempeñar su papel como debe. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta