dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MALTA DE AZEVEDO, SÉRGIO LUIZ. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Lincoln da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DINIZ, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente artigo tem como objetivo relatar a importância da prática do estágio supervisionado
no curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. O estágio é de grande
relevância para os cursos de licenciatura, dentre eles o curso de Geografia, pois é no estágio em
que o aluno estagiário conhece o ambiente escolar e suas práticas. Em um primeiro momento
como aluno participante houve a oportunidade de entender sobre o ensino em uma turma da
Educação de Jovens e Adultos. Já nos demais estágios, como participante e ministrando aulas,
pode-se perceber o conceito de ser professor, em que o mesmo não só ensina, ele aprende e
conduz seus alunos a serem pessoas críticas quanto ao meio em que vivemos. O estágio para o
graduando em Geografia não permite ser um fim em si mesmo, mas um começo para que o
estudante realize mais leituras, pesquisas e observe como deve ser sua atuação enquanto
profissional da educação (Professor). Apesar das dificuldades que o aluno e o professor
encontram no ambiente escolar, percebe-se a falta de estrutura física e humana para que o
docente possa exercer sua função como se deve. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Estágio curricular supervisionado em geografia: relato em três Escolas Públicas de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-07 |
|
dc.description.abstract |
The present article aims to report the importance of the practice of supervised internship in the
Federal University of Campina Grande Geography course. The internship is of great importance
to the licentiate degree courses, including the Geography course, since the internship is where
the intern student gets to know the school environment and its background. As a participating
student, at first, there was the opportunity to learn about teaching in an Education
for Young People and Adults class. In the following internships, as a participant and teaching
classes, the concept of being a teacher comes up, at which the teacher does not only teach, they
learn and guide their students into being argumentative individuals regarding to the
environment we live in. To the Geography graduate, the internship does not allow it to be an
end in itself, but a start so that the student can do more reading and researching, and observe
how their performance as a teacher should be. Despite the difficulties that the student and the
teacher find in the school environment, the lack of physical and human structure for the teacher
to exert their function as it should be can be noticed. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36986 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-01T13:47:36Z |
|
dc.date.available |
2024-08-01 |
|
dc.date.available |
2024-08-01T13:47:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Vivência |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
School environment |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher |
pt_BR |
dc.subject |
Experience |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas supervisadas |
pt_BR |
dc.subject |
Maestro |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Vania Lany de Miranda. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Supervised curricular internship in geography: report on three Public Schools in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prácticas curriculares supervisadas en geografía: informe sobre tres escuelas públicas de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Vania Lany de Miranda. Estágio curricular supervisionado em geografia: relato em três Escolas
Públicas de Campina Grande - PB. 20 fl. 2023. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36986 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este artículo tiene como objetivo informar la importancia de la práctica de prácticas supervisadas.
en el curso de Geografía de la Universidad Federal de Campina Grande. La pasantía es genial.
relevancia para cursos de pregrado, incluido el curso de Geografía, como lo es en la pasantía
que el estudiante pasante conozca el ambiente escolar y sus prácticas. En primer lugar
Como estudiante participante, tuve la oportunidad de comprender la enseñanza en una clase en
Educación de Jóvenes y Adultos. En otras prácticas, como participante e impartiendo clases,
se puede percibir el concepto de ser maestro, en el que no sólo enseña, aprende y
lleva a sus alumnos a ser personas críticas respecto al entorno en el que vivimos. la pasantía para
Graduarse en Geografía no permite que sea un fin en sí mismo, sino un comienzo para que el
El estudiante realiza más lecturas, investiga y observa cómo debería ser su desempeño mientras
profesional de la educación (Docente). A pesar de las dificultades que el alumno y el profesor
En el ambiente escolar existe una falta de estructura física y humana para el
El profesor puede desempeñar su papel como debe. |
pt_BR |