dc.creator.ID |
LIMA, T. M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9539432432205225 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Darcon. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Tendo em vista a importância de identificar a condição dos jovens concluintes do ensino
médio para a inserção no mercado de trabalho, pesquisou-se sobre jovens que participaram de
um projeto de extensão cuja principal atividade é oferecer um curso de Capacitação para a
iniciação profissional de jovens concluintes do ensino médio na cidade de Queimadas - PB, a
fim de entender em que medida os participantes do curso se adequam às habilidades e
competências apresentadas durante o curso e requeridas para a inserção no mercado de
trabalho. Para tanto foi necessário descrever os conteúdos apresentados durante o curso e seus
respectivos recursos, analisar os testes e avaliações realizados para aferir a condição dos
participantes e verificar lacunas de habilidades e competências dos alunos em relação ao que
se é demandado pelas empresas. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa descritiva com
uso extenso dos documentos elaborados pelos integrantes do projeto de extensão e dos testes
respondidos pelos alunos do curso durante o ano de 2022. Diante disso, verifica-se que os
alunos possuem lacunas em relação às habilidades e competências, mas os conteúdos
conteúdos apresentados contribuem para o conhecimento da realidade organizacional e do
trabalho e que o autoconhecimento foi primordial para a identificação das lacunas,
identificando que planejamento, administração do tempo, inteligência emocional e resolução
de problemas ainda precisam ser trabalhadas entre os jovens concluintes do ensino médio que
participaram do curso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Juventude e mercado de trabalho: análise das competências e habilidades de estudantes concluintes do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
Bearing in mind the importance of identifying the condition of young people completing high
school for their insertion in the labor market, research was carried out on young people who
participated in an extension project whose main activity is to offer a training course for the
professional initiation of young people high school graduates in the city of Queimadas - PB,
in order to understand to what extent the course participants are suited to the skills and
competences presented during the course and required for insertion in the job market.
Therefore, it was necessary to describe the contents presented during the course and their respective resources, analyze the tests and evaluations carried out to assess the condition of
the participants and verify gaps in the students' skills and competences in relation to what is
demanded by the companies. A descriptive qualitative research was then carried out with
extensive use of the documents prepared by the members of the extension project and the
tests answered by the students of the course during the year 2022. In view of this, it appears
that the students have gaps in relation to the skills and competences, but the contents
presented contribute to the knowledge of the organizational and work reality and that
self-knowledge was essential for identifying gaps, identifying that planning, time
management, emotional intelligence and problem solving still need to be worked on between
young high school graduates who participated in the course. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36987 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-01T14:43:01Z |
|
dc.date.available |
2024-08-01 |
|
dc.date.available |
2024-08-01T14:43:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Juventude |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades |
pt_BR |
dc.subject |
Competências |
pt_BR |
dc.subject |
Autoconhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Job market |
pt_BR |
dc.subject |
Youth |
pt_BR |
dc.subject |
Skills |
pt_BR |
dc.subject |
Self knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado de trabajo |
pt_BR |
dc.subject |
Juventud |
pt_BR |
dc.subject |
Conocimiento de sí mismo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Tayná Mendonça Marques de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth and the labor markte: analysis of skills and abilities of students completing high school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Los jóvenes y el mercado laboral: análisis de competencias y Habilidades de los graduados de secundaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Tayná Mendonça Marques de. Juventude e mercado de trabalho: análise das competências e
habilidades de estudantes concluintes do ensino médio. 2023. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36987 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Teniendo presente la importancia de identificar la condición de los jóvenes que finalizan la escuela
medio de inserción al mercado laboral, se realizó una investigación sobre jóvenes que participaron en
un proyecto de extensión cuya actividad principal es ofrecer un curso de capacitación para
iniciación profesional de jóvenes bachilleres de la ciudad de Queimadas - PB, el
para comprender en qué medida los participantes del curso se adaptan a las habilidades y
habilidades presentadas durante el curso y requeridas para su inserción en el
trabajar. Para ello fue necesario describir los contenidos presentados durante el curso y su
respectivos recursos, analizar las pruebas y evaluaciones realizadas para valorar el estado de
participantes y verificar las brechas en las habilidades y competencias de los estudiantes en relación con lo que
si es demandado por las empresas. Luego se realizó una investigación cualitativa descriptiva con
Uso extensivo de documentos preparados por miembros del proyecto de extensión y pruebas.
respondidas por los estudiantes de la carrera durante el año 2022. Ante esto, parece que la
los estudiantes tienen brechas en términos de habilidades y competencias, pero el contenido
El contenido presentado contribuye al conocimiento de la realidad organizacional y de la
trabajo y que el autoconocimiento era fundamental para identificar lagunas,
identificando que la planificación, la gestión del tiempo, la inteligencia emocional y la resolución
Todavía es necesario abordar una serie de problemas entre los jóvenes graduados de la escuela secundaria que participó en el curso. |
pt_BR |