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Entre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos.

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dc.description.resumo Este artigo fora pensado a partir de um dos capítulos do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de História da UFPB no ano de 2009, cujo título é: “Saber e medo: métodos disciplinares e punitivos na instrução na Província da Paraíba do Norte 1822-1864”. O trabalho monográfico foi fruto de dois anos de estudos desenvolvidos no projeto de Iniciação Científica - PIBIC vinculado ao CNPq, cujo plano de trabalho era: “Controle sobre o cotidiano escolar: os métodos disciplinares e punitivos na instrução pública e particular na Província da Paraíba”, que veio a ser premiado com o primeiro lugar entre os trabalhos do Centro de Humanidades, no Prêmio Jovem Pesquisador do XVI Encontro de Iniciação Científica. O projeto acima mencionado foi orientado pela Dr. Cláudia Engler Cury, professora vinculada ao PPGH/PPGE. As fontes utilizadas para este estudo são os Regulamentos Gerais da Instrução na Paraíba, que são no número de cinco - 1849 parte 1o e 2o; 1852; 1860; 1883/84; 1886. Dentre os quais o único ainda não identificado é o de 1852. Além dos Regulamentos, vão ser utilizados requerimentos, petições e mapas de freqüência coletados no Arquivo Público do Estado da Paraíba, pelo Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO, vinculado ao departamento de História da UFPB. Os jornais da época, encontrados no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, também vão ser utilizados, coisa que não foi possível se realizar durante a pesquisa do PIBIC. Este artigo pode por assim dizer, ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um trabalho de dissertação que pretende apontar os aspectos disciplinares e punitivos que envolviam os sujeitos na instrução pública e particular na província da Paraíba do Norte, no qual destaco aqui, o professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.citation.issue 14 pt_BR
dc.title Entre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37036
dc.date.accessioned 2024-08-06T13:29:26Z
dc.date.available 2024-08-06
dc.date.available 2024-08-06T13:29:26Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Professores - Província da Parahyba do Norte 1822-1864 pt_BR
dc.subject Práticas docentes - Parahyba do Norte 1822-1864 pt_BR
dc.subject Métodos disciplinares - educação paraibana 1822-1864 pt_BR
dc.subject Punição - educação -Parahyba do Norte 1822-1854 pt_BR
dc.subject Regulamentos Gerais da Instrução - Paraíba 1849-1886 pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Arquivo Público do Estado da Paraíba pt_BR
dc.subject Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENO pt_BR
dc.subject Paraíba oitocentista - educação pt_BR
dc.subject Profissão docente - paraíba oitocentista pt_BR
dc.subject Magistério - Província da Paraíba - 1849-1886 pt_BR
dc.subject História do Magistério - Província da Paraíba - 1849-1886 pt_BR
dc.subject Instrução pública - Paraíba oitocentista pt_BR
dc.subject Castigos - ministrado por professores pt_BR
dc.subject Lentes - professores - Paraíba 1822-1864 pt_BR
dc.subject Palmatória - Paraíba 1822-1864 pt_BR
dc.subject Práticas punitivas - professores - 1822-1864 - Paraíba pt_BR
dc.subject Investimento em educação - Paraíba oitocentista pt_BR
dc.subject Teachers - Province of Parahyba do Norte 1822-1864 pt_BR
dc.subject Teaching practices - Parahyba do Norte 1822-1864 pt_BR
dc.subject Disciplinary methods - education in Paraíba 1822-1864 pt_BR
dc.subject Punishment - education - Parahyba do Norte 1822-1854 pt_BR
dc.subject General Regulations of Instruction - Paraíba 1849-1886 pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.subject Public Archives of the State of Paraíba pt_BR
dc.subject Group of History of Education in the 19th Century Northeast - GHENO pt_BR
dc.subject 19th Century Paraíba - education pt_BR
dc.subject Teaching profession - 19th Century Paraíba pt_BR
dc.subject Teaching - Province of Paraíba - 1849-1886 pt_BR
dc.subject History of Teaching - Province of Paraíba - 1849-1886 pt_BR
dc.subject Public education - 19th Century Paraíba pt_BR
dc.subject Punishments - administered by teachers pt_BR
dc.subject Lens - teachers - Paraíba 1822-1864 pt_BR
dc.subject Palmating - Paraíba 1822-1864 pt_BR
dc.subject Punitive practices - teachers - 1822-1864 - Paraíba pt_BR
dc.subject Investment in education - 19th century Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MIRANDA, Itacyara Viana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between ups and downs: the difficult path of being a teacher in the nineteenth century. pt_BR
dc.identifier.citation MIRANDA, Itacyara Viana. Entre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 20: Sociedade e Cultura no Século XIX - O Nordeste em Perspectiva. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37036 pt_BR


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