DSpace/Manakin Repository

O mercado brasileiro de energia elétrica: um estudo sobre a formação dos preços de comércio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, A. D. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6642481874389460 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Benemar Alencar de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, B. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4987294390789975 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Núbia Silva Dantas.
dc.contributor.referee1ID BRITO, NUBIA S.D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9319631147408039 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho se procura compreender como funciona o mercado de energia a partir da análise do Setor Elétrico Brasileiro desde o surgimento até os dias atuais, com ênfase no modelo de livre concorrência. A estrutura do mercado e sua operação são destacadas. A atuação, objetivos e atribuições dos diversos agentes são delineados. O estudo também aborda o processo de comercialização de energia elétrica no Brasil, examinando os ambientes de contratações, transações, custos e riscos envolvidos. São apresentados detalhes sobre a formação de preços, com ênfase nos custos associados a consumidores livres em comparação com consumidores cativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica pt_BR
dc.title O mercado brasileiro de energia elétrica: um estudo sobre a formação dos preços de comércio. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-14
dc.description.abstract This work seeks to understand how the energy market works based on an understanding of the functioning of the Brazilian Electric Sector from its inception to the present day, with an emphasis on the free competition model. The market structure and its operation are highlighted. The actions, objectives and responsibilities of the various agents are outlined. The study also addresses the process of commercializing electricity in Brazil, examining the contracting environments, transactions, costs and risks involved. Details on price formation are presented, with an emphasis on the costs associated with free consumers compared to captive consumers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37043
dc.date.accessioned 2024-08-06T14:58:41Z
dc.date.available 2024-08-06
dc.date.available 2024-08-06T14:58:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mercado livre de energia pt_BR
dc.subject Mercado cativo pt_BR
dc.subject Setor elétrico brasileiro pt_BR
dc.subject Free energy market pt_BR
dc.subject Captive market pt_BR
dc.subject Brazilian electrical sector pt_BR
dc.subject Mercado libre de energía pt_BR
dc.subject Mercado cautivo pt_BR
dc.subject Sector eléctrico brasileño pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Alan Dayvison Camilo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The brazilian electricity market: a study on the formation of prices for business. pt_BR
dc.title.alternative El mercado eléctrico brasileño: una estudio sobre la formación de precios de negocio. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Alan Dayvison Camilo. O mercado brasileiro de energia elétrica: um estudo sobre a formação dos preços de comércio. 2024. 51 fl. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37043 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo busca comprender cómo funciona el mercado energético en base a análisis del Sector Eléctrico Brasileño desde sus inicios hasta la actualidad, con Énfasis en el modelo de libre competencia. La estructura del mercado y su funcionamiento son resaltado. Se describen las actuaciones, objetivos y responsabilidades de los distintos agentes. El estudio también aborda el proceso de comercialización de electricidad en Brasil, examinar los entornos de contratación, las transacciones, los costos y los riesgos involucrados. Se presentan detalles sobre precios, con énfasis en los costos. asociados con consumidores libres en comparación con consumidores cautivos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta