DSpace/Manakin Repository

Conteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste trabalho percebemos o livro didático como transmissor de conhecimentos, que pode fornecer indícios sobre o que é ensinado na disciplina escolar história. Diante disso, o nosso objetivo é identificar o conteúdo conceitual, da história do tempo presente, no livro didático de história integrada do ensino fundamental dos anos finais que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD2. A motivação para tal pesquisa encontra-se na importância dos conceitos como elemento básico do Ensino de História, na medida em que é através deles que o conhecimento histórico escolar é apresentado. Ele possibilita ao aluno a construção de seu próprio sistema conceitual, à compreensão a História, além de fornecer os subsídios que tornam o mundo inteligível (cf. EYSENCK e KEANE, 2007: 287). Holien Bezerra (2008) confirma tal idéia ao argumentar que os alunos que concluem a Educação Básica necessitam dos conceitos apresentados em sua formação histórica para os ajudarem na sua ação como cidadãos. (cf. BEZERRA: 2008:41). O estudo do conteúdo conceitual foi realizado a partir do levantamento de teses e conceitos. Dessa forma, as questões norteadoras para realização deste trabalho foram: o livro didático de história incorpora a História do Tempo Presente? Sob quais conceitos e teses a história do tempo presente é anunciada? Os conceitos sobre História do Tempo Presente anunciados pelos autores do livro didático no manual do professor são concretizados nos capítulos do livro? Em termos de conceitos e teses de HTP, que semelhanças e diferenças podem ser detectadas entre as coleções de história integrada, história convencional e história temática? Para responder a tais questões, fazemos uso das categorias de mapa conceitual e conceito. Mapa conceitual tem a função de “representar um conjunto de conceitos relacionados de maneira significativa que pode auxiliar tanto no ensino, quanto na aprendizagem de conceitos” na definição de dos psicólogos cognitivistas. (cf. MARTÍN, 2004:61). Conceitos, por sua vez, “são representações mentais de classes de objetos ou outras entidades”. Neste sentido, os conceitos são imprescindíveis a vida, pois eles nos ajudam a entender o que está acontecendo ao nosso redor.” (EYSENCK E KEANE, 2007:287). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 14 pt_BR
dc.title Conteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37059
dc.date.accessioned 2024-08-06T16:13:36Z
dc.date.available 2024-08-06
dc.date.available 2024-08-06T16:13:36Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livros didáticos de História integrada - PNLD pt_BR
dc.subject Análise de livros didáticos - História pt_BR
dc.subject História do tempo presente pt_BR
dc.subject Mapeamento de conceitos - livros didáticos de História integrada pt_BR
dc.subject História integrada - livros didáticos pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Integrated History Textbooks - PNLD pt_BR
dc.subject Textbook Analysis - History pt_BR
dc.subject History of the Present Time pt_BR
dc.subject Concept Mapping - Integrated History Textbooks pt_BR
dc.subject Integrated History - Textbooks pt_BR
dc.subject Elementary Education - History Textbooks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Carla Karinne Santana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contents of the PNLD 2008 integrated history textbook: a mapping of concepts related to the history of the present time. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Carla Karinne Santana. Conteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37059 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta