DSpace/Manakin Repository

Pensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo apontar algumas reflexões resultantes das atividades de desenvolvimento de uma pesquisa de Prolicen no ano de 2009, que tem como preocupação saber como se encontra o ensino escolar de História, considerando as renovações nas historiografias internacional e nacional na segunda metade do século XX. Para tal empreitada, seguimos os seguintes passos: 1. revisitamos os resultados de uma pesquisa também desenvolvida em um Projeto de pesquisa no mesmo Programa e que foi executado nos anos de 1994/95, partindo de uma iniciativa de professores das Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado do Departamento de Metodologia da Educação da UFPB, no qual, em estudos teórico-metodológicos e na efetivação de uma pesquisa de campo, procurou-se mapear elementos importantes do ensino de história na rede pública de João Pessoa; 2. empreendemos novas leituras para a firmar fundamentação teórica do projeto e, também, de trabalhos sobre metodologia da pesquisa; 3. realizamos uma pesquisa empírica nas escolas públicas que foram contempladas no projeto de 1994/95, que abordassem as mesmas questões, somadas às novas contribuições historiográficas e pedagógicas surgidas no decorrer dos 15 anos que separam as duas pesquisas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 14 pt_BR
dc.title Pensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063
dc.date.accessioned 2024-08-06T16:23:55Z
dc.date.available 2024-08-06
dc.date.available 2024-08-06T16:23:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino escolar de História - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Ensino de História - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Rede de ensino pública estadual - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Programa de Bolsas de Licenciatura - PROLICEN - UFPB pt_BR
dc.subject PROLICEN - Programa de Bolsas de Licenciatura - UFPB pt_BR
dc.subject History School Teaching - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject History Teaching - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject State Public Education Network - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree Scholarship Program - PROLICEN - UFPB pt_BR
dc.subject PROLICEN - Bachelor's Degree Scholarship Program - UFPB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos .Furtado
dc.creator BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thinking about teaching: a profile of the History professional in the state public school system of João Pessoa. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos Furtado; BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Pensando o ensino: um perfil do Profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta