DSpace/Manakin Repository

Você já passou por mim, e nem olhou pra mim: O uso de elementos publicitários em fachadas do Centro Histórico de Campina Grande, Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5606769284673739 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANJOS, Kainara Lira dos.
dc.contributor.advisor1ID ANJOS, K. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2288961603074693 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, Marcus Vinícius Dantas de.
dc.contributor.referee1ID QUEIROZ, M. V. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4813364396502239 pt_BR
dc.contributor.referee2 CRISPIM, Breno Vieira.
dc.contributor.referee2ID CRISPIM, B. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7882582182106367 pt_BR
dc.description.resumo Os centros comerciais brasileiros evidenciam cada vez mais o uso de unidades constituintes da paisagem urbana como elementos publicitários. A situação é ainda mais agravante em centralidades histórico-comerciais, tal qual o caso de Campina Grande, na Paraíba. O presente trabalho tem como objeto de estudo fachadas das ruas Marquês do Herval, Ve - nâncio Neiva e Maciel Pinheiro. O objetivo é analisar a situa - ção atual das fachadas históricas, em relação aos parâmetros normativos publicitários vigentes, visando a compreensão da atual relação entre publicidade e preservação do patrimônio edificado. Quanto à metodologia de pesquisa, iniciou-se por revisão bibliográfica, compreendendo conceitos do campo da conservação e restauro, qualidade visual, e entendimento da normatização da publicidade como estratégia de preser - vação do patrimônio edificado. Em seguida, foram realizados resgates temporais acerca da formação histórica e espacial do núcleo central de Campina Grande, levantando norma - tivas em vigência que assegurem a proteção do patrimônio na área, especialmente no que diz respeito às intervenções publicitárias. Por fim, realizou-se Fichas de Identificação e Caracterização de Bens, resultando em um diagnóstico ur - bano acerca das fachadas quanto à situação de regularidade de elementos publicitários, estado de conservação e grau de modificação. Os resultados levaram à proposição de re - comendações gerais e estratégias que possam minimizar a degradação patrimonial, especialmente no que diz respeito à intervenções publicitárias discriminadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.title Você já passou por mim, e nem olhou pra mim: O uso de elementos publicitários em fachadas do Centro Histórico de Campina Grande, Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-01
dc.description.abstract Brazilian commercial centers increasingly showcase the use of urban landscape constituent units as advertising elements. The situation is even more aggravating in historical-commer - cial centers, such as the case of Campina Grande, in Paraíba. The present work has as its object of study the facades of Marquês do Herval, Venâncio Neiva and Maciel Pinheiro streets. The objective is to analyze the current situation of historical facades, in relation to the current advertising nor - mative parameters, aiming to understand the current rela - tionship between advertising and preservation of the built heritage. As for the research methodology, it started with a bibliographic review, including concepts in the field of con - servation and restoration, visual quality, and understanding of the regulation of advertising as a strategy for preserving the historical heritage. Then, temporal rescues were carried out about the historical and spatial formation of the central nucleus of Campina Grande, eliciting regulations in force that ensure the protection of heritage in the area, especially with regard to advertising interventions. Finally, Identification and Characterization Sheets of Goods were carried out, resulting in an urban diagnosis about the facades regarding the regula - rity of advertising elements, state of conservation and degree of modification. The results led to the proposition of general guidelines and strategies that can minimize heritage degra - dation, especially with regard to discriminated advertising interventions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37098
dc.date.accessioned 2024-08-06T19:48:43Z
dc.date.available 2024-08-06
dc.date.available 2024-08-06T19:48:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Arquitetura pt_BR
dc.subject Patrimônio Histórico – Preservação pt_BR
dc.subject Paisagem Urbana pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Normativa pt_BR
dc.subject Preservação pt_BR
dc.subject Urbanismo pt_BR
dc.subject Architecture pt_BR
dc.subject Historical Heritage – Preservation pt_BR
dc.subject Urban Landscape pt_BR
dc.subject Advertising pt_BR
dc.subject Regulations pt_BR
dc.subject Preservation pt_BR
dc.subject Urban Planning pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - Centro Histórico
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Beatriz Souza dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative You already passed by me, and didn't even look at me: The use of advertising elements on facades in the Historic Center of Campina Grande, Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Beatriz Souza dos. Você já passou por mim, e nem olhou pra mim: O uso de elementos publicitários em fachadas do Centro Histórico de Campina Grande, Paraíba. 2022. 150 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37098 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta