dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE NETO, I. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0869772146425119 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SALES JÚNIOR, R. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5358060892746249 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho aborda a relação entre cinema, realismo capitalista e máquina
antropológica no contexto do capitalismo semiótico, focando nas diferentes
abordagens ontológicas presentes em filmes de ficção científica produzidos nos
Estados Unidos pós-1980. Essa análise foi elaborada a partir das franquias Blade
Runner (1982 - 2017), O Exterminador do Futuro (1984 - 2019), Robocop (1987 -
2014) e Matrix (1999 - 2021), por se tratarem de filmes que influenciaram o
imaginário social de modo que são produtos-produtores do realismo capitalista, além
de abordarem questões sobre humanidade, identidade, memória, liberdade,
realidade em meio a um contexto de relações de poder entre os humanos e suas
produções técnicas-culturais através de estética e narrativas fortemente
influenciadas pelo subgênero cyberpunk, onde as megacorporações e/ou máquinas
controlam a vida das pessoas, e onde a tecnologia é onipresente. O levantamento
sobre as sinopses dos filmes, bilheteria e produção foi realizado através da base de
dados do IMDB. Verificou-se, inicialmente, que a década de 1990 teve o maior
número de filmes com os temas aqui abordados, o que pode se relacionar com o
contexto histórico-social das novas interações a partir da popularização das
tecnologias digitais. Além disso, podemos concluir que todas as franquias analisadas
trazem reflexões diferenciadas e complexas entre humanos e máquinas, hora
fortalecendo essa fronteira, hora questionando, de modo que há crítica e defesa de
um certo realismo capitalista-humanista. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Cinema e ontologia social no realismo capitalista-humanista - uma análise sociossemiótica da relação humano-máquina em franquias de ficção científica pós 1980. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
This study addresses the relationship between cinema, capitalist realism, and the
anthropological machine in the context of semiotic capitalism, focusing on the
different ontological approaches present in science fiction films produced in the
post-1980 United States. This analysis was developed based on the franchises Blade
Runner (1982 - 2017), The Terminator (1984 - 2019), Robocop (1987 - 2014), and
The Matrix (1999 - 2021), as they are films that have influenced the social imaginary
in a way that they are products-producers of capitalist realism. They also address
issues related to humanity, identity, memory, freedom, and reality within a context of
power relations between humans and their technical-cultural productions, through
aesthetics and narratives strongly influenced by the cyberpunk subgenre, where
megacorporations and/or machines control people's lives, and technology is
omnipresent. The data collection regarding film synopses, box office, and production
was carried out through the IMDB database. It was initially observed that the 1990s
had the highest number of films addressing the themes discussed here, which may
be related to the historical-social context of new interactions resulting from the
popularization of digital technologies. Furthermore, it can be concluded that all the
analyzed franchises bring differentiated and complex reflections on the relationship
between humans and machines, sometimes strengthening this boundary, sometimes
questioning it, thus offering both criticism and defense of a certain
capitalist-humanistic realism. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37133 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-07T17:40:22Z |
|
dc.date.available |
2024-08-07 |
|
dc.date.available |
2024-08-07T17:40:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Ficção científica |
pt_BR |
dc.subject |
Realismo capitalista |
pt_BR |
dc.subject |
Movie theater |
pt_BR |
dc.subject |
Science fiction |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalist realism |
pt_BR |
dc.subject |
Cine |
pt_BR |
dc.subject |
Ciencia ficción |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE NETO, Itagiba de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cinema and social ontology in capitalist-humanist realism - a sociosemiotic analysis of the human-machine relationship in post-1980 science fiction franchises. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cine y ontología social en el realismo capitalista-humanista - Un análisis sociosemiótico de la relación hombre-máquina en las franquicias de ciencia ficción posteriores a 1980. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE NETO, Itagiba de. Cinema e ontologia social no realismo capitalista-humanista -
uma análise sociossemiótica da relação humano-máquina em franquias de ficção científica pós 1980. 2023. 91 fl. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37133 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo aborda la relación entre cine, realismo capitalista y máquina.
análisis antropológico en el contexto del capitalismo semiótico, centrándose en los diferentes
enfoques ontológicos presentes en las películas de ciencia ficción producidas en
Estados Unidos después de 1980. Este análisis fue elaborado en base a las franquicias Blade.
Runner (1982 - 2017), Terminator (1984 - 2019), Robocop (1987 -
2014) y Matrix (1999 - 2021), por ser películas que influyeron en la
imaginario social para que sean productos-productores del realismo capitalista, además
abordar cuestiones sobre humanidad, identidad, memoria, libertad,
realidad en medio de un contexto de relaciones de poder entre los humanos y sus
producciones técnico-culturales a través de estéticas y narrativas fuertemente
influenciado por el subgénero cyberpunk, donde megacorporaciones y/o máquinas
controlan la vida de las personas y donde la tecnología es omnipresente. el empujón
sobre las sinopsis de las películas, taquilla y producción se realizó a través de la base de datos
Datos IMDB. Inicialmente, se encontró que la década de 1990 tuvo la mayor
número de películas con los temas aquí tratados, que pueden estar relacionados con la
contexto histórico-social de nuevas interacciones a partir de la popularización de
tecnologías digitales. Además, podemos concluir que todas las franquicias analizadas
traer reflexiones diferenciadas y complejas entre humanos y máquinas, el tiempo
fortalecer esta frontera, ahora cuestionada, para que haya crítica y defensa de
un cierto realismo capitalista-humanista. |
pt_BR |