Dépôt DSpace/Manakin

Cinema e ontologia social no realismo capitalista-humanista - uma análise sociossemiótica da relação humano-máquina em franquias de ficção científica pós 1980.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ALBUQUERQUE NETO, I. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0869772146425119 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.contributor.advisor1ID SALES JÚNIOR, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5358060892746249 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho aborda a relação entre cinema, realismo capitalista e máquina antropológica no contexto do capitalismo semiótico, focando nas diferentes abordagens ontológicas presentes em filmes de ficção científica produzidos nos Estados Unidos pós-1980. Essa análise foi elaborada a partir das franquias Blade Runner (1982 - 2017), O Exterminador do Futuro (1984 - 2019), Robocop (1987 - 2014) e Matrix (1999 - 2021), por se tratarem de filmes que influenciaram o imaginário social de modo que são produtos-produtores do realismo capitalista, além de abordarem questões sobre humanidade, identidade, memória, liberdade, realidade em meio a um contexto de relações de poder entre os humanos e suas produções técnicas-culturais através de estética e narrativas fortemente influenciadas pelo subgênero cyberpunk, onde as megacorporações e/ou máquinas controlam a vida das pessoas, e onde a tecnologia é onipresente. O levantamento sobre as sinopses dos filmes, bilheteria e produção foi realizado através da base de dados do IMDB. Verificou-se, inicialmente, que a década de 1990 teve o maior número de filmes com os temas aqui abordados, o que pode se relacionar com o contexto histórico-social das novas interações a partir da popularização das tecnologias digitais. Além disso, podemos concluir que todas as franquias analisadas trazem reflexões diferenciadas e complexas entre humanos e máquinas, hora fortalecendo essa fronteira, hora questionando, de modo que há crítica e defesa de um certo realismo capitalista-humanista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Cinema e ontologia social no realismo capitalista-humanista - uma análise sociossemiótica da relação humano-máquina em franquias de ficção científica pós 1980. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract This study addresses the relationship between cinema, capitalist realism, and the anthropological machine in the context of semiotic capitalism, focusing on the different ontological approaches present in science fiction films produced in the post-1980 United States. This analysis was developed based on the franchises Blade Runner (1982 - 2017), The Terminator (1984 - 2019), Robocop (1987 - 2014), and The Matrix (1999 - 2021), as they are films that have influenced the social imaginary in a way that they are products-producers of capitalist realism. They also address issues related to humanity, identity, memory, freedom, and reality within a context of power relations between humans and their technical-cultural productions, through aesthetics and narratives strongly influenced by the cyberpunk subgenre, where megacorporations and/or machines control people's lives, and technology is omnipresent. The data collection regarding film synopses, box office, and production was carried out through the IMDB database. It was initially observed that the 1990s had the highest number of films addressing the themes discussed here, which may be related to the historical-social context of new interactions resulting from the popularization of digital technologies. Furthermore, it can be concluded that all the analyzed franchises bring differentiated and complex reflections on the relationship between humans and machines, sometimes strengthening this boundary, sometimes questioning it, thus offering both criticism and defense of a certain capitalist-humanistic realism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37133
dc.date.accessioned 2024-08-07T17:40:22Z
dc.date.available 2024-08-07
dc.date.available 2024-08-07T17:40:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Ficção científica pt_BR
dc.subject Realismo capitalista pt_BR
dc.subject Movie theater pt_BR
dc.subject Science fiction pt_BR
dc.subject Capitalist realism pt_BR
dc.subject Cine pt_BR
dc.subject Ciencia ficción pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE NETO, Itagiba de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cinema and social ontology in capitalist-humanist realism - a sociosemiotic analysis of the human-machine relationship in post-1980 science fiction franchises. pt_BR
dc.title.alternative Cine y ontología social en el realismo capitalista-humanista - Un análisis sociosemiótico de la relación hombre-máquina en las franquicias de ciencia ficción posteriores a 1980. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE NETO, Itagiba de. Cinema e ontologia social no realismo capitalista-humanista - uma análise sociossemiótica da relação humano-máquina em franquias de ficção científica pós 1980. 2023. 91 fl. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37133 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo aborda la relación entre cine, realismo capitalista y máquina. análisis antropológico en el contexto del capitalismo semiótico, centrándose en los diferentes enfoques ontológicos presentes en las películas de ciencia ficción producidas en Estados Unidos después de 1980. Este análisis fue elaborado en base a las franquicias Blade. Runner (1982 - 2017), Terminator (1984 - 2019), Robocop (1987 - 2014) y Matrix (1999 - 2021), por ser películas que influyeron en la imaginario social para que sean productos-productores del realismo capitalista, además abordar cuestiones sobre humanidad, identidad, memoria, libertad, realidad en medio de un contexto de relaciones de poder entre los humanos y sus producciones técnico-culturales a través de estéticas y narrativas fuertemente influenciado por el subgénero cyberpunk, donde megacorporaciones y/o máquinas controlan la vida de las personas y donde la tecnología es omnipresente. el empujón sobre las sinopsis de las películas, taquilla y producción se realizó a través de la base de datos Datos IMDB. Inicialmente, se encontró que la década de 1990 tuvo la mayor número de películas con los temas aquí tratados, que pueden estar relacionados con la contexto histórico-social de nuevas interacciones a partir de la popularización de tecnologías digitales. Además, podemos concluir que todas las franquicias analizadas traer reflexiones diferenciadas y complejas entre humanos y máquinas, el tiempo fortalecer esta frontera, ahora cuestionada, para que haya crítica y defensa de un cierto realismo capitalista-humanista. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte