dc.creator.ID |
OLIVEIRA, R. W. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0537784494656590 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Larissa Santana. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9614700474947268 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SANTANA, Cícero Fellipe Diniz de. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SANTANA, C. F. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7916729062952119 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Thyago Lima. |
|
dc.description.resumo |
A mobilidade urbana no Brasil enfrenta desafios estruturais notáveis, resultado da ênfase pós-
Revolução Industrial no tráfego veicular em detrimento de opções sustentáveis. Problemas
como transporte público inadequado, congestionamentos e carência de infraestrutura
evidenciam a necessidade de abordagens integradas, alinhadas à Política Nacional de
Mobilidade Urbana. A promoção de deslocamentos sustentáveis é crucial, conforme
estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Nesse contexto, o estudo analisa a
viabilidade a implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da UFCG,
visando melhorar a qualidade e segurança dos deslocamentos. O estudo tem como objetivo
avaliar a percepção sobre a viabilidade de implantação uma ciclofaixa para facilitar o acesso
universitário, sendo necessário o levantamento do perfil dos usuários que frequentam o
Campus Pombal, como a demanda atual de deslocamento, e analisar da percepção dos
usuários. O estudo adota coleta de dados e métodos estatísticos para avaliar a demanda de
pedestres e ciclistas no Campus Pombal da UFCG. Com uma amostra de 106 participantes,
incluindo estudantes, professores e terceirizados, a pesquisa busca analisar a viabilidade da
infraestrutura para mobilidade ativa. Utilizando análises descritivas, inferenciais e técnicas de
aprendizado de máquina, como Qui-Quadrado, PCA e K-Means, identifica padrões e relações
entre variáveis. A análise do perfil da comunidade universitária em Pombal-PB revela uma
predominância masculina (54,7%) e faixa etária jovem (79,3% entre 15 e 25 anos). Quanto à
mobilidade, 46,3% preferem deslocamento a pé. A proposta da ciclofaixa recebe forte apoio
(92,7%), sendo que 87,7% acreditam que ela incentivaria o uso da bicicleta. A pesquisa
ressaltou a necessidade de conscientização sobre mobilidade sustentável, propondo uma rota
de ciclofaixa como forma de promover a mobilidade ativa. Destacou-se as dificuldades
enfrentadas pela comunidade acadêmica, que majoritariamente realiza deslocamentos a pé.
Apesar disso, os usuários expressam apoio à implementação de uma ciclofaixa bem
estruturada, vista como solução para reduzir o fluxo de veículos e promover uma mobilidade
mais sustentável. De acordo com a percepção dos usuários, a implementação de uma
ciclofaixa seria benéfica para a comunidade. Contudo, é fundamental que essa infraestrutura
esteja devidamente estruturada e sinalizada, garantindo segurança e conforto aos usuários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise da viabilidade da implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-01 |
|
dc.description.abstract |
Urban mobility in Brazil faces notable structural challenges, a result of the post-Industrial
Revolution emphasis on vehicular traffic at the expense of sustainable options. Issues such as
inadequate public transportation, congestion, and lack of infrastructure highlight the need for
integrated approaches aligned with the National Urban Mobility Policy. The promotion of
sustainable commuting is crucial, as established by the National Urban Mobility Policy. In
this context, the study examines the feasibility of implementing a bike lane for access to the
UFCG Pombal Campus, aiming to improve the quality and safety of commuting. The study
aims to assess the perception of the viability of implementing a bike lane to facilitate
university access, requiring a survey of the profiles of users who frequent the Pombal
Campus, such as the current demand for commuting, and an analysis of user perceptions. The
study adopts data collection and statistical methods to evaluate pedestrian and cyclist demand
at the UFCG Pombal Campus. With a sample of 106 participants, including students,
professors, and staff, the research seeks to analyze the viability of infrastructure for active
mobility. Using descriptive and inferential analyses and machine learning techniques such as
Chi-square, PCA, and K-Means, it identifies patterns and relationships between variables. The
analysis of the profile of the university community in Pombal-PB reveals a male
predominance (54.7%) and a young age group (79.3% between 15 and 25 years old).
Regarding mobility, 46.3% prefer walking as a mode of transportation. The bike lane proposal
receives strong support (92.7%), with 87.7% believing that it would encourage bicycle use.
The research emphasized the need for awareness of sustainable mobility, proposing a bike
lane route as a way to promote active mobility. It highlighted the difficulties faced by the
academic community, which predominantly commutes on foot. Despite this, users express
support for the implementation of a well-structured bike lane, seen as a solution to reduce
vehicle traffic and promote more sustainable mobility. According to user perception, the
implementation of a bike lane would be beneficial for the community. However, it is essential
that this infrastructure be properly structured and signaled, ensuring safety and comfort for
users. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37134 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-07T17:43:56Z |
|
dc.date.available |
2024-08-07 |
|
dc.date.available |
2024-08-07T17:43:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Infraestrutura |
pt_BR |
dc.subject |
Política nacional de mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Urban mobility |
pt_BR |
dc.subject |
Infrastructure |
pt_BR |
dc.subject |
National urban mobility policy |
pt_BR |
dc.subject |
Academic community |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ranyelly Wellen Florentino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the feasibility of implementing a cycle lane to access the Pombal Campus of the Federal University of Campina Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ranyelly Wellen Florentino de. Análise da viabilidade da implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |