DSpace Repository

Análise da viabilidade da implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande.

Show simple item record

dc.creator.ID OLIVEIRA, R. W. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0537784494656590 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Larissa Santana.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9614700474947268 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SANTANA, Cícero Fellipe Diniz de.
dc.contributor.advisor-co1ID SANTANA, C. F. D. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7916729062952119 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Thyago Lima.
dc.description.resumo A mobilidade urbana no Brasil enfrenta desafios estruturais notáveis, resultado da ênfase pós- Revolução Industrial no tráfego veicular em detrimento de opções sustentáveis. Problemas como transporte público inadequado, congestionamentos e carência de infraestrutura evidenciam a necessidade de abordagens integradas, alinhadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana. A promoção de deslocamentos sustentáveis é crucial, conforme estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Nesse contexto, o estudo analisa a viabilidade a implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da UFCG, visando melhorar a qualidade e segurança dos deslocamentos. O estudo tem como objetivo avaliar a percepção sobre a viabilidade de implantação uma ciclofaixa para facilitar o acesso universitário, sendo necessário o levantamento do perfil dos usuários que frequentam o Campus Pombal, como a demanda atual de deslocamento, e analisar da percepção dos usuários. O estudo adota coleta de dados e métodos estatísticos para avaliar a demanda de pedestres e ciclistas no Campus Pombal da UFCG. Com uma amostra de 106 participantes, incluindo estudantes, professores e terceirizados, a pesquisa busca analisar a viabilidade da infraestrutura para mobilidade ativa. Utilizando análises descritivas, inferenciais e técnicas de aprendizado de máquina, como Qui-Quadrado, PCA e K-Means, identifica padrões e relações entre variáveis. A análise do perfil da comunidade universitária em Pombal-PB revela uma predominância masculina (54,7%) e faixa etária jovem (79,3% entre 15 e 25 anos). Quanto à mobilidade, 46,3% preferem deslocamento a pé. A proposta da ciclofaixa recebe forte apoio (92,7%), sendo que 87,7% acreditam que ela incentivaria o uso da bicicleta. A pesquisa ressaltou a necessidade de conscientização sobre mobilidade sustentável, propondo uma rota de ciclofaixa como forma de promover a mobilidade ativa. Destacou-se as dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica, que majoritariamente realiza deslocamentos a pé. Apesar disso, os usuários expressam apoio à implementação de uma ciclofaixa bem estruturada, vista como solução para reduzir o fluxo de veículos e promover uma mobilidade mais sustentável. De acordo com a percepção dos usuários, a implementação de uma ciclofaixa seria benéfica para a comunidade. Contudo, é fundamental que essa infraestrutura esteja devidamente estruturada e sinalizada, garantindo segurança e conforto aos usuários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Análise da viabilidade da implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-01
dc.description.abstract Urban mobility in Brazil faces notable structural challenges, a result of the post-Industrial Revolution emphasis on vehicular traffic at the expense of sustainable options. Issues such as inadequate public transportation, congestion, and lack of infrastructure highlight the need for integrated approaches aligned with the National Urban Mobility Policy. The promotion of sustainable commuting is crucial, as established by the National Urban Mobility Policy. In this context, the study examines the feasibility of implementing a bike lane for access to the UFCG Pombal Campus, aiming to improve the quality and safety of commuting. The study aims to assess the perception of the viability of implementing a bike lane to facilitate university access, requiring a survey of the profiles of users who frequent the Pombal Campus, such as the current demand for commuting, and an analysis of user perceptions. The study adopts data collection and statistical methods to evaluate pedestrian and cyclist demand at the UFCG Pombal Campus. With a sample of 106 participants, including students, professors, and staff, the research seeks to analyze the viability of infrastructure for active mobility. Using descriptive and inferential analyses and machine learning techniques such as Chi-square, PCA, and K-Means, it identifies patterns and relationships between variables. The analysis of the profile of the university community in Pombal-PB reveals a male predominance (54.7%) and a young age group (79.3% between 15 and 25 years old). Regarding mobility, 46.3% prefer walking as a mode of transportation. The bike lane proposal receives strong support (92.7%), with 87.7% believing that it would encourage bicycle use. The research emphasized the need for awareness of sustainable mobility, proposing a bike lane route as a way to promote active mobility. It highlighted the difficulties faced by the academic community, which predominantly commutes on foot. Despite this, users express support for the implementation of a well-structured bike lane, seen as a solution to reduce vehicle traffic and promote more sustainable mobility. According to user perception, the implementation of a bike lane would be beneficial for the community. However, it is essential that this infrastructure be properly structured and signaled, ensuring safety and comfort for users. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37134
dc.date.accessioned 2024-08-07T17:43:56Z
dc.date.available 2024-08-07
dc.date.available 2024-08-07T17:43:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Infraestrutura pt_BR
dc.subject Política nacional de mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Comunidade acadêmica pt_BR
dc.subject Urban mobility pt_BR
dc.subject Infrastructure pt_BR
dc.subject National urban mobility policy pt_BR
dc.subject Academic community pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ranyelly Wellen Florentino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the feasibility of implementing a cycle lane to access the Pombal Campus of the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ranyelly Wellen Florentino de. Análise da viabilidade da implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account