DSpace/Manakin Repository

Controle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente estudo pretende divulgar os resultados preliminares da pesquisa sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa vinculada ao Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica – PIVIC/CNPq/UFPB. Essa pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa em História e Regionalização – GRUPHIR, com ênfase na Cidade e no Poder Local. A pesquisa tem o objetivo de caracterizar o Conselho Municipal de Educação – CME, destacando suas especificidades e comparando-o com outras experiências brasileiras. Neste artigo, iniciaremos uma análise acerca do Conselho Municipal de Educação de João Pessoa, contextualizando-o com as discussões de âmbito nacional, apontando suas principais características, tendo como destaque a visão dos conselheiros. Escolhemos estudar o Conselho Municipal de Educação dada a importância que a área educacional tem ocupado no desenvolvimento social do século XXI. O atual discurso relacionado à educação perpassa a questão do ensino/aprendizagem, focandose, também, em espaços de socialização e prestação de serviços públicos municipais (GOHN, 2001). Nossa pesquisa pretende buscar na singularidade do CME, elementos de constatação relevantes que contribuam para a formulação de resultados específicos que a história generalizante não consegue abarcar. Numa perspectiva de história local e regional o estudo de realidades particulares é necessário para a ampliação do horizonte do historiador. Por isso, a nossa finalidade é contribuir para o avanço das discussões no Nordeste, identificando especificidades no objeto que é o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 14 pt_BR
dc.title Controle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000). pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37148
dc.date.accessioned 2024-08-07T19:21:17Z
dc.date.available 2024-08-07
dc.date.available 2024-08-07T19:21:17Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Controle social pt_BR
dc.subject Conselho Municipal de Educação - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Educação - João Pessoa - PB - 1990-2000 pt_BR
dc.subject Empoderamento pt_BR
dc.subject Poder local - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Social control pt_BR
dc.subject Municipal Education Council - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Education - João Pessoa - PB - 1990-2000 pt_BR
dc.subject Empowerment pt_BR
dc.subject Local government - João Pessoa - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Gabriela Limeira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social control and empowerment: a study on the Municipal Education Council of João Pessoa (1990-2000). pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, Gabriela Limeira de. Controle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37148 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta