dc.description.resumo |
Neste artigo buscamos apresentar algumas reflexões apontadas na pesquisa PROPESQ e PIBIC-UEPB ainda em andamento. O objetivo de tal pesquisa é identificar o repertório musical dos alunos do ensino médio, para a partir daí pensarmos na música como documento, recurso metodológico e artefato lúdico, para o ensino de história, considerando, desta forma, a cultura musical dos estudantes. Neste sentido, algumas atividades já foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Juventude, Música e História.”, todavia, relataremos apenas a fase preliminar deste estudo realizado durante o período de maio a dezembro de 2009, com alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada em Guarabira. Posteriormente, analisamos, brevemente, o movimento de legitimação do gênero forró eletrônico, surgido entre 1990 e 2010, uma vez que, este estilo musical está muito presente nas falas dos estudantes entrevistados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
14 |
pt_BR |
dc.title |
Cantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-07T19:22:55Z |
|
dc.date.available |
2024-08-07 |
|
dc.date.available |
2024-08-07T19:22:55Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Música e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Forró eletrônico e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - forró eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura musical - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Music and History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic forró and History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - electronic forró |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Musical culture - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Lucilvana Ferreira. |
|
dc.creator |
NUNES, Mariângela de Vasconcelos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Singing and producing historical knowledge: electronic forró as a language for History classes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Lucilvana Ferreira; NUNES, Mariângela de Vasconcelos. Cantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de história. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149 |
pt_BR |