DSpace/Manakin Repository

Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 14 pt_BR
dc.title Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
dc.date.accessioned 2024-08-07T22:50:37Z
dc.date.available 2024-08-07
dc.date.available 2024-08-07T22:50:37Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Patrimônio imaterial pt_BR
dc.subject Educação patrimonial afro-brasileira pt_BR
dc.subject Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Lei 10.639 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Currículo escolar - temática afro-brasileira pt_BR
dc.subject Observação participante pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Intangible heritage pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian heritage education pt_BR
dc.subject Analysis of daily school life - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Law 10.639 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject School curriculum - Afro-Brazilian themes pt_BR
dc.subject Participant observation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALEIXO, Ramon de Alcântara.
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative On the streets, in the terreiros and in the classroom: the valorization of Afro-Brazilian intangible heritage in the context of basic education. pt_BR
dc.identifier.citation ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta