Dépôt DSpace/Manakin

Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MOURA, G. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4519222585367779 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TASET, Idelso Espinosa.
dc.contributor.advisor1ID Espinosa, I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2636005288639730 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Lorena Gois de Lima.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTE, L. G. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8017793000827253 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAMÊLO, Akyla Mayara Araújo.
dc.contributor.referee2ID CAMÊLO, Á. M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2ID CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6843606575277435 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa é analisar a interação oral entre professor e estudante no processo de ensino-aprendizagem de ELE em um grupo de aprendizes brasileiros do ensino médio em escola pública. Esta pesquisa é guiada pelos conceitos da oralidade (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interação Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Alberto; Py, 1986), Abordagem ao Ensino de Línguas Estrangeiras (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzón; Sória, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). Os dados foram obtidos através observações de aula que foram gravadas com gravador de voz e transcritas ao final, questionário e entrevista. Os resultados mostraram que nas aulas de espanhol como língua estrangeiro, é dado tratamento inadequado ao desenvolvimento da oralidade em decorrência da uso excessivo do português pelo professor que, além disso, se apropria da maior parte do turnos de fala, o que deixa pouco espaço para os alunos elaborarem discursos significativos na língua alvo. Este trabalho contou com as autorizações pertinentes e necessárias para a Comite de Ética. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-16
dc.description.abstract The objective of this research is to analyze the oral interaction between teacher and student in the teaching-learning process of ELE in a group of Brazilian learners of secondary education in a public school. This research is guided by the concepts of orality (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interaction Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Albert; Py, 1986), Approach to Foreign Language Teaching (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzon; Soria, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). The data was obtained through class observations that were recorded with a voice recorder and transcribed at the end, questionnaire and interview. The results showed that in Spanish as a language classes foreigner, inadequate treatment is given to the development of orality as a result of excessive use of Portuguese by the teacher who, in addition, appropriates most of the speaking turns, which leaves little room for students to craft meaningful speeches in the target language. This work had the relevant and necessary authorizations for the Ethics Committee. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181
dc.date.accessioned 2024-08-08T12:01:40Z
dc.date.available 2024-08-08
dc.date.available 2024-08-08T12:01:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua espanhola – estudo e ensino. pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Interação Oral pt_BR
dc.subject Enfoque de ensino pt_BR
dc.subject Spanish Language – Study and teaching pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Interaction Oral pt_BR
dc.subject Teaching focus pt_BR
dc.subject Lengua española – estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Interacción Oral pt_BR
dc.subject Enfoque docente pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Gessica Marques.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language spa pt_BR
dc.title.alternative Analysis of oral interaction in the classroom for learners Brazilians of the ninth year of fundamental teaching. pt_BR
dc.title.alternative Análisis de la interacción oral en el aula para estudiantes. Brasileños del noveno año de enseñanza fundamental. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Gessica Marques. Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental. 2024. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181 pt_BR
dc.description.resumen La presente investigación tiene como objetivo analizar la interacción oral entre profesor y alumno en el proceso de enseñanza-aprendizaje de ELE en un grupo de aprendices brasileños de la educación secundaria de una escuela pública. Esta investigación se guía por los conceptos de oralidad (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interacción Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Alber; Py, 1986), Enfoque De Enseñanza De Lenguas Extranjeras (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzón; Soria, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). Los datos fueron obtenidos a través de observaciones de clases que fueron grabadas con una grabadora de voz y transcritas al final, cuestionario y entrevista. Los resultados mostraron que en las clases de español como lengua extranjera se dispensa un tratamiento inadecuado al desarrollo de la oralidad como resultado de un uso excesivo del portugués por el docente quien, además, se apropia de la mayoría de los turnos de habla, lo que deja poco espacio para que los alumnos elaboren discursos significativos en la lengua meta. Este trabajo contó con las autorizaciones pertinentes y necesarias para el Comité de Ética. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte