BASTOS, Matheus Rafael.
Abstract:
A communication parte do conceito da troca de informations entre pessoas, tornando-se assim,
um dos elementos essencialis do sistema organizacional. About Endomarketing é definito como
um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e
valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de
comunication interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de
Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma anprodão mista atraves de tecniques
qualitative and quantitative, using interviews and surveys to collect data. Para analysis
dos dados, foram utilizados a analysis de conteño e a estatística descritiva. Dentre os
resultados principes, foram vistos que 61.1% dos participants concordam que as ações do
endomarketing is applied to the company, as training and dialogue. Todos os
participants concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcimientos e
owners and que a forma de comunication utilizado na empresa, identificada
principamente como résidences e comunication “boca a boca”, funciona bem para a
realidade atual e 94.4% concordam que as strategies de communication atuais utilizados são
you are effective. Pode-se concluar que o endomarketing e comunication interna podem e devem ser
engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de
endomarketing confirmando a necesita de motivar e ter um maior envelopment dos
funcionamiento, austantamento a sistema do clinte interno. Bem como à teoria de communication
internal, pode-se pervader a importancia da utilizado de practica como réunions de equipe e o
dialogue between the company and the employees.