dc.contributor.advisor1 |
NOBREGA, Pedro Ivo Silva da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NÓBREGA, P. I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
NÓBREGA, PEDRO IVO SILVA DA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0092268464023640 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega |
|
dc.contributor.referee1ID |
CORREIA, S. É. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
CORREIA, SUZANNE ÉRICA NÓBREGA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
CORREIA, SUZANNE ÉRICA NOBREGA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, G. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, GUSTAVO MAURÍCIO FILGUEIRAS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6275460548333024 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A comunicação parte do conceito da troca de informações entre pessoas, tornando-se assim,
um dos elementos essenciais do sistema organizacional. O Endomarketing é definido como
um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e
valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de
comunicação interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de
Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma abordagem mista através de técnicas
qualitativas e quantitativas, utilizando entrevistas e survey para coleta de dados. Para análise
dos dados, foram utilizadas a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Dentre os
resultados principais, foram vistos que 61,1% dos participantes concordam que as ações do
endomarketing são aplicadas na empresa, como treinamentos e diálogo. Todos os
participantes concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcionários e
proprietários e que a forma de comunicação utilizada na empresa, identificada
principalmente como reuniões e comunicação “boca a boca”, funciona bem para a
realidade atual e 94,4% concordam que as estratégias de comunicação atuais utilizadas são
efetivas. Pode-se concluir que o endomarketing e comunicação interna podem e devem ser
engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de
endomarketing confirmando a necessidade de motivar e ter um maior envolvimento dos
funcionários, aumentando a satisfação do clinte interno. Bem como à teoria de comunicação
interna, pode-se perceber a importância da utilização de práticas como reuniões de equipe e o
diálogo entre a empresa e os funcionários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-08 |
|
dc.description.abstract |
A communication parte do conceito da troca de informations entre pessoas, tornando-se assim,
um dos elementos essencialis do sistema organizacional. About Endomarketing é definito como
um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e
valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de
comunication interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de
Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma anprodão mista atraves de tecniques
qualitative and quantitative, using interviews and surveys to collect data. Para analysis
dos dados, foram utilizados a analysis de conteño e a estatística descritiva. Dentre os
resultados principes, foram vistos que 61.1% dos participants concordam que as ações do
endomarketing is applied to the company, as training and dialogue. Todos os
participants concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcimientos e
owners and que a forma de comunication utilizado na empresa, identificada
principamente como résidences e comunication “boca a boca”, funciona bem para a
realidade atual e 94.4% concordam que as strategies de communication atuais utilizados são
you are effective. Pode-se concluar que o endomarketing e comunication interna podem e devem ser
engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de
endomarketing confirmando a necesita de motivar e ter um maior envelopment dos
funcionamiento, austantamento a sistema do clinte interno. Bem como à teoria de communication
internal, pode-se pervader a importancia da utilizado de practica como réunions de equipe e o
dialogue between the company and the employees. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-08T14:02:45Z |
|
dc.date.available |
2024-08-08 |
|
dc.date.available |
2024-08-08T14:02:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação interna |
pt_BR |
dc.subject |
Clima organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação dos funcionários |
pt_BR |
dc.subject |
Clima organizational |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicación interna |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BASTOS, Matheus Rafael. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Connecting endomarketing and internal communication: case study in a doceria. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conectando endomarketing e comunicación interna: estudio de caso em uma doceria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BASTOS, Matheus Rafael. Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em
uma doceria. 2023. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
A Communication parte do conceito da troca de informations entre pessoas, tornando-se assim,
um dos elementos esenciales del sistema organizacional. Acerca del Endomarketing es definitivo como
um tipo de marketing voltado al público interno de la empresa, promoviendo o engajamento e
valorización del funcionamiento. Así, el presente trabajo analiza objetivamente el proceso de
comunicación interna y su relación con el endomarketing en una docente en la ciudad de
Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma anprodão mista atraves de tecniques
cualitativos y cuantitativos, utilizando entrevistas y encuestas para recopilar datos. Para análisis
dos datos, foram utilizados a análisis de contenido y a estadística descritiva. dentro del os
resultados principes, foram vistos que 61.1% dos participantes concordam que as ações do
El endomarketing se aplica a la empresa, como formación y diálogo. Todos os
participantes concordaram que podem se comunicar de forma abierta com funcimientos e
propietarios y que a forma de comunicación utilizada na empresa, identificada
Principalmente como residencias y comunicación “boca a boca”, funciona bien para a
realidade actual y el 94,4% concordam que como estrategias de comunicación atuais utilizadas são
eres eficaz. Pode-se concluir que o endomarketing e comunicación interna podem e devem ser
engajados pelos gestores da empresa estudada. El estudio podría contribuir a la teoría de
endomarketing confirmando a necesita de motivar e ter um maior envolvimiento dos
funcionamiento, austantamento a sistema do clinte interno. Bem como teoría de la comunicación.
internal, pode-se pervader a importancia da utilizado de practica como réunions de equipe e o
diálogo entre la empresa y los empleados. |
pt_BR |