DSpace/Manakin Repository

LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Os desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
dc.date.accessioned 2024-08-08T17:40:29Z
dc.date.available 2024-08-08
dc.date.available 2024-08-08T17:40:29Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Teatro e educação básica pt_BR
dc.subject Dramaturgia pt_BR
dc.subject Leitura performática pt_BR
dc.subject Desafios sociais - educação pt_BR
dc.subject Jogos de leituras pt_BR
dc.subject Ações sociais - leitura pt_BR
dc.subject Educação tutorial pt_BR
dc.subject Jogos de realidade alternada pt_BR
dc.subject LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada pt_BR
dc.subject Theater and basic education pt_BR
dc.subject Dramaturgy pt_BR
dc.subject Performance reading pt_BR
dc.subject Social challenges - education pt_BR
dc.subject Reading games pt_BR
dc.subject Social actions - reading pt_BR
dc.subject Tutorial education pt_BR
dc.subject Alternate reality games pt_BR
dc.subject LerAtos - Serious alternate reality games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Marcelo Alves de.
dc.creator ANDRADE, Valéria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative LerAtos: serious performance reading games in alternate reality to engage the population and schools in social challenges. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta