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Lourdes Ramalho e o ofício de escrever-pensar teatro.

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dc.description.resumo Como anotei recentemente acerca do lugar das mulheres no mundo do teatro brasileiro em relação à escrita de textos para o palco (ANDRADE, 2011a), hoje em dia já não causa espanto a projeção de uma Maria Adelaide Amaral como autora de grandes sucessos da nossa teledramaturgia. Nem por isso, o espanto em relação ao ofício da dramaturgia pelas mulheres no Brasil pode ser visto como coisa de passado remoto. Ainda em 1978, ano da primeira montagem, em São Paulo, do segundo texto de Maria Adelaide para o palco, Bodas de Papel (1976), a cena paulistana vivia ainda a atmosfera impactante de certa eclosão autoral em bloco, iniciada no limiar entre décadas, ano de 1969, com as montagens de Fala baixo senão eu grito, A flor da pele e As moças, textos, respectivamente de Leilah Assumpção, Consuelo de Castro e Isabel Câmara. Aquela expressão coletiva da competência feminina para a escrita dramatúrgica teria continuidade com mais duas autoras, Renata Pallottini e Hilda Hilst, que ganham visibilidade durante a década de 1970.¹ Com alguns outros autores, também estreantes, como José Vicente e Antonio Bivar, aquele grupo de mulheres formava um movimento muito rico, como escreveu um crítico da época, de "espantosas revelações”, que atestava "a maturidade do nosso palco”, auferida pela recepção de uma série importante da dramaturgia universal, dos clássicos aos modernos, articulada à produção nacional, especialmente a assinada por essa geração, que vinha “enriquecendo a nossa dramaturgia com um vigor e uma linguagem novos” (apud vincenzo, 1992, p. 4; sem grifo no original), pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.title Lourdes Ramalho e o ofício de escrever-pensar teatro. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37197
dc.date.accessioned 2024-08-08T17:57:15Z
dc.date.available 2024-08-08
dc.date.available 2024-08-08T17:57:15Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Lourdes Ramalho - dramaturga pt_BR
dc.subject Mulheres dramaturgas pt_BR
dc.subject Dramaturgia de autoria feminina pt_BR
dc.subject Autoria feminina - dramaturgia pt_BR
dc.subject Dramaturgia paraibana - Lourdes Ramalho pt_BR
dc.subject Teatro - mulheres pt_BR
dc.subject Texto feminino - teatro pt_BR
dc.subject Lourdes Ramalho - playwright pt_BR
dc.subject Women playwrights pt_BR
dc.subject Playwriting by female authors pt_BR
dc.subject Female authors - playwriting pt_BR
dc.subject Playwriting from Paraíba - Lourdes Ramalho pt_BR
dc.subject Theater - women pt_BR
dc.subject Female text - theater pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Valéria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Lourdes Ramalho and the craft of writing-thinking theater. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Valéria. Lourdes Ramalho e o ofício de escrever-pensar teatro. In: GOMES, André Luís; MACIEL, Diógenes André Vieira (organizadores). Penso teatro: dramaturgia, crítica e encenação. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012. ISBN: 978-85-99279-46-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37197 pt_BR


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

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