dc.description.resumo |
Não há qualquer novidade em se afirmar que no Brasil o texto escrito para teatro ocupa, desde os tempos coloniais, um lugar menor no cânone literário. Em se tratando da autoria feminina, pode-se até falar de um não lugar, em razão do qual a existência desse texto se constrói numa espécie de clandestinidade, da qual só começa a emergir bem recentemente — já no final da década de 1960, mais precisamente em 1969. Nesse ano, público e crítica da cidade de São Paulo são surpreendidos com o surgimento de um número pro- porcionalmente grande de escritoras, marcando presença no campo autoral do teatro (VIN CENZO , 1992). Essa eclosão de autoras de teatro na segunda metade do século X X consolidava um espaço que já vinha ganhando força desde o final da década de 1930, com vários nomes surgidos em diferentes pontos do país, tais como Maria Jacintha, Clò Prado, Rachel de Queiroz e Edy Lima, dando sequência, na verdade, ao processo de formação dessa tradição de autoria feminina, deflagrada - como se sabe, muito restritamente - ainda na segunda metade do século XIX , no Rio de Janeiro, com a produção de Maria Ribeiro (ANDRADE, 2008a). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.title |
Autoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37228 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-08T23:10:23Z |
|
dc.date.available |
2024-08-08 |
|
dc.date.available |
2024-08-08T23:10:23Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria feminina - teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgia feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres dramaturgas |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgia e mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgia - autoria feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro - texto escrito - mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Não lugar - autoria feminina - teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro brasileiro - autoria feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Escritoras - teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Autoras de teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Ribeiro - Dramaturga |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgia brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Female authorship - theater |
pt_BR |
dc.subject |
Female dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject |
Women playwrights |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgy and women |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgy - female authorship |
pt_BR |
dc.subject |
Theater - written text - women |
pt_BR |
dc.subject |
Não lugar - female authorship - theater |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian theater - female authorship |
pt_BR |
dc.subject |
Women writers - theater |
pt_BR |
dc.subject |
Theater authors |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Ribeiro - Playwright |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian dramaturgy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Valéria. |
|
dc.creator |
GOMES, André Luís |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Female authorship and text written for the stage: editing is necessary, reading is also necessary. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Valéria. Autoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também. In: GOMES, André Luís (organizador). Leio Teatro: dramaturgia brasileira contemporânea, leitura e publicação. São Paulo: Horizonte, 2010. ISBN: 978-85-99279-21-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37228 |
pt_BR |