dc.description.resumo |
Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.title |
Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-09T17:20:38Z |
|
dc.date.available |
2024-08-09 |
|
dc.date.available |
2024-08-09T17:20:38Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Mito de Inês de Castro |
pt_BR |
dc.subject |
Inês de Castro |
pt_BR |
dc.subject |
Inês&Nós - jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Leiautores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores leiautores |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura performativa gamificada |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject |
Myth of Inês de Castro |
pt_BR |
dc.subject |
Inês&Nós - game |
pt_BR |
dc.subject |
Leiautores teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Gamified performative reading |
pt_BR |
dc.subject |
Gamification |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject |
Gamified reading - dramaturgy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Valéria. |
|
dc.creator |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inês&Nós: gamified performative reading, training of reading teachers and the myth of Inês de Castro. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 |
pt_BR |