dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, J. K. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
GUEDES RODRIGUES, J. K. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
GUEDES, Leonardo Rodrigues. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
GUEDES, L. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0345187680801612 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Manoel Leandro Araújo e. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FARIAS, M. L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2676199866735834 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Arthur Nóbrega de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, A. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3382894472031752 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
FELIPE, Adla Jamilly Vieira. |
|
dc.contributor.referee3ID |
FELIPE, A. J. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6674811447647281 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A avaliação funcional do pavimento é fundamental para garantir que as rodovias atendam aos
padrões de qualidade exigidos por norma, promovendo assim a segurança e conforto ao
usuário, além de eficiência ao sistema viário. No entanto, quando não há os requisitos
desejáveis no pavimento, pode iniciar o processo de degradação do pavimento por meio de
patologias, fazendo-se necessária a realização de métodos avaliativos, para posteriormente
eventuais manutenções na via. Desta forma, o trabalho teve como objetivo conduzir uma
avaliação funcional pelo método do Índice de Gravidade Global (IGG) em um pavimento
flexível, situado no complexo Aluízio Campos, em Campina Grande - PB, visando detectar
eventuais falhas na superfície, além de caracterizar o pavimento quanto à sua qualidade de uso
de acordo com os conceitos normatizados pelo DNIT. A pesquisa se caracterizou de ordem
qualitativa e quantitativa. A metodologia envolveu uma contagem volumétrica de tráfego
solicitante ao pavimento. Em seguida, foram identificadas as patologias surgidas na via, além
do levantamento de dados para a realização do método do IGG. Com a finalização da análise,
a rodovia foi classificada de acordo com o conceito de conforto e segurança aos usuários. A
contagem volumétrica de tráfego mostrou que foi possível o entendimento das causas de cada
defeito detectado. A identificação de cada defeito foi necessária para poder ponderar sua
relevância no grau de degradação do pavimento. Com o fim da aplicação do método, foi
observado que o pavimento possui um conceito “Ruim” quanto ao conforto e segurança dos
motoristas, em virtude da gravidade dos defeitos encontrados. De acordo com o conceito
apresentado é importante que posteriormente se faça um estudo mais completo, além de
restaurações ao longo da rodovia a fim de melhorá-la diante ao presente conceito em que esta
ocupa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação funcional de pavimento flexível de tráfego médio através do índice de gravidade global - IGG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-02 |
|
dc.description.abstract |
The functional assessment of the pavement is essential to ensure that highways meet the
quality standards required by law, thus promoting safety and comfort for the user, as well as
efficiency for the road system. However, when the desired requirements are not met on the
pavement, the process of pavement degradation through pathologies can begin, making it
necessary to carry out evaluation methods for subsequent maintenance on the road. Thus, the
work aimed to conduct a functional assessment using the Global Gravity Index (IGG) method
on a flexible pavement, located in the Aluízio Campos complex, in Campina Grande - PB,
aiming to detect possible surface flaws, in addition to characterizing the pavement regarding
its quality of use by the concepts standardized by DNIT. The research was qualitative and
quantitative. The methodology involved a volumetric count of traffic requesting the
pavement. Then, the pathologies that appeared on the road were identified, in addition to
collecting data to carry out the IGG method. With the completion of the analysis, the highway
was classified according to the concept of comfort and safety for users. The volumetric traffic
count showed that it was possible to understand the causes of each detected defect. The
identification of each defect was necessary to be able to consider its relevance in the degree of
pavement degradation. At the end of the application of the method, it was observed that the
pavement has a “Poor” rating regarding the comfort and safety of drivers, due to the severity
of the defects found. According to the concept presented, a more complete study must be
carried out later, in addition to restorations along the highway to improve it compared to the
current concept in which it occupies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37241 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-09T17:58:33Z |
|
dc.date.available |
2024-08-08 |
|
dc.date.available |
2024-08-09T17:58:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Tráfego |
pt_BR |
dc.subject |
Análise |
pt_BR |
dc.subject |
Defeitos |
pt_BR |
dc.subject |
Rodovias |
pt_BR |
dc.subject |
Paving |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic |
pt_BR |
dc.subject |
Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Defects |
pt_BR |
dc.subject |
Highways |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentación |
pt_BR |
dc.subject |
Tráfico |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis |
pt_BR |
dc.subject |
Defectos |
pt_BR |
dc.subject |
Carreteras |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Vinícius Lima da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Functional assessment of medium traffic flexible pavement using the global gravity index - IGG. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluación funcional de pavimento flexible de tránsito medio mediante el índice de gravedad global - IGG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Vinícius Lima da. Avaliação funcional de pavimento flexível de tráfego médio através do índice de gravidade global - IGG. 2024. 75 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37241 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La evaluación funcional del pavimento es esencial para garantizar que las carreteras cumplan con los
estándares de calidad exigidos por la ley, promoviendo así la seguridad y comodidad al
usuario, además de la eficiencia en el sistema vial. Sin embargo, cuando no existen requisitos
condiciones deseables en el pavimento, pueden comenzar el proceso de degradación del pavimento a través
patologías, siendo necesario realizar métodos de evaluación, para posteriormente
posible mantenimiento de la vía. De esta manera, el trabajo tuvo como objetivo realizar una
Evaluación funcional mediante el método del Índice de Gravedad Global (IGG) en un pavimento.
flexible, ubicado en el complejo Aluízio Campos, en Campina Grande - PB, con el objetivo de detectar
posibles defectos superficiales, además de caracterizar el pavimento en cuanto a su calidad de uso
de acuerdo con los conceptos estandarizados por el DNIT. La investigación se caracterizó por
cualitativo y cuantitativo. La metodología implicó un conteo volumétrico de tráfico.
solicitando el pavimento. Luego, se identificaron las patologías aparecidas en el camino, además de
recolección de datos para llevar a cabo el método IGG. Al finalizar el análisis,
La carretera fue clasificada según el concepto de comodidad y seguridad para los usuarios. EL
El recuento volumétrico del tráfico mostró que era posible entender las causas de cada
defecto detectado. La identificación de cada defecto fue necesaria para poder considerar su
relevancia en el grado de degradación del pavimento. Al finalizar la aplicación del método, se
observó que el pavimento tiene un concepto “Pobre” en cuanto al confort y seguridad de los
conductores, debido a la gravedad de los defectos encontrados. Según el concepto
presentado, es importante que posteriormente se realice un estudio más completo, además de
restauraciones a lo largo de la carretera con el fin de mejorarla dado el concepto actual en el que se encuentra.
ocupa. |
pt_BR |