DSpace/Manakin Repository

A era das informações falsas e suas repercussões na educação básica: um desafio para a formação crítica de estudantes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, L. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6332634314792573 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Ivanalda Dantas da.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA, I. D. pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo tem como tema central a proliferação da desinformação virtual na sociedade moderna, com foco no contexto geográfico brasileiro, e tem como objetivo identificar os impactos das informações falsas na Educação Básica, com foco no contexto da leitura do espaço geográfico na era do mundo científico informacional. Esta pesquisa se realizou no período dos meses de janeiro a abril de 2024 e a metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica contextualizada. As referências bibliográficas abordaram a cibercultura e inovações tecnológicas (Simões, 2009; Valle, 2019; Demo, 2011; Da Silva, 2022), as tecnologias de comunicação e fake news (Santos, 2022; Hooks, 2020; Baladeli et al., 2012; Vilela e Selles, 2020) e as dificuldades dos docentes diante da desinformação (Moran, 2005; Souza e Bonilla, 2014; Da Silva et al., 2023; Santos, 2022). Os resultados apontam para danos causados no desenvolvimento da formação crítica dos estudantes, bem como para as dificuldades enfrentadas pelos docentes diante das inovações tecnológicas e da crescente desinformação virtual perpetuada pelos estudantes. Conclui-se que é necessário adotar prudência no uso das tecnologias no cotidiano escolar, buscando integrá-las de maneira responsável e efetiva por parte de alunos e professores, assim como se torna essencial promover ações referentes à educação virtual que visem filtrar a veracidade dos conteúdos compartilhados por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A era das informações falsas e suas repercussões na educação básica: um desafio para a formação crítica de estudantes. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-22
dc.description.abstract The central theme of this study is the proliferation of virtual misinformation in modern society, focusing on the Brazilian geographic context, and aims to identify the impacts of false information on Basic Education, focusing on the context of reading geographic space in the era of the scientific informational world. This research was carried out from January to April 2024 and the methodology used was based on a contextualized bibliographic review. The bibliographic references addressed cyberculture and technological innovations (Simões, 2009; Valle, 2019; Demo, 2011; Da Silva, 2022), communication technologies and fake news (Santos, 2022; Hooks, 2020; Baladeli et al., 2012; Vilela and Selles, 2020) and the difficulties teachers face when faced with misinformation (Moran, 2005; Souza and Bonilla, 2014; Da Silva et al., 2023; Santos, 2022). The results point to damage caused to the development of students' critical training, as well as to the difficulties faced by teachers when faced with technological innovations and the growing virtual misinformation perpetuated by students. It is concluded that it is necessary to adopt prudence in the use of technologies in everyday school life, seeking to integrate them in a responsible and effective manner by students and teachers, as well as it is essential to promote actions related to virtual education that aim to filter the veracity of the content shared through digital information and communication technologies (TDIC). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37247
dc.date.accessioned 2024-08-09T19:06:12Z
dc.date.available 2024-08-09
dc.date.available 2024-08-09T19:06:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Informações Falsas pt_BR
dc.subject Entendimento do Espaço pt_BR
dc.subject Cotidiano Escolar pt_BR
dc.subject Formação Crítica pt_BR
dc.subject Dificuldades Docentes pt_BR
dc.subject False Information pt_BR
dc.subject Understanding The Space pt_BR
dc.subject Daily School Life pt_BR
dc.subject Critical Training pt_BR
dc.subject Teaching Difficulties pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA , Lucas Chagas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The era of false information and its repercussions on basic education: a challenge for the critical training of students. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Lucas Chagas. A era das informações falsas e suas repercussões na educação básica: um desafio para a formação crítica de estudantes. 33 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta