dc.description.resumo |
Este trabalho refere-se a reflexões a partir de uma experiência no curso de formação
continuada - Programa Escola da Terra, destinado as educadoras e educadores de escolas do
campo do território do Cariri Paraibano. O curso estava vinculado ao Núcleo de Pesquisa em
Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica da Universidade
Federal de Campina Grande, campus de Sumé-PB. O texto enfoca o módulo intitulado
Educação em Ciências e Matemática em Contextos de Educação do Campo. Em nossa ação
formativa, escolheu-se trabalhar de maneira investigativa e reflexiva a partir dos conceitos,
percepções e conteúdos referentes ao ensino de Estatística na Educação Básica. Para tanto,
procurou-se fazer referências a temas relacionados a convivência com o Semiárido. Nossas
atividades foram elaboradas tendo como base os pressupostos teóricos do Letramento
Estatístico, campo de estudo que busca desenvolver as habilidades procedimentais de coleta e
tratamento de dados, construção de gráficos e tabelas, mas também a capacidade de
compreensão crítica, levando em consideração opiniões pessoais, crenças e hábitos, sobre os
diferentes contextos e situações em que se têm dados estatísticos. O referido módulo teve 08
horas de carga horária, a qual foi organizada em 7 (sete) partes, todas descritas nesse artigo,
tendo como elemento central o ciclo investigativo, que compreende a pesquisa como eixo
estruturador da Educação em Estatística. As etapas do ciclo investigativo pautaram nosso
caminhar metodológico durante nossa ação formativa, onde conceitos importantes como,
definição de objeto, hipótese, critérios e definição de amostra, instrumentos, coleta,
tratamento, representação e banco de dados. Os 200 participantes do módulo trabalharam em
grupos menores, estratégia pedagógica que foi fundamental para a efetivação das atividades.
Ao final de nossa ação formativa, os grupos puderam socializar todos os processos das
pesquisas realizadas, tendo sido apontadas correlações, como também, novas questões de
foram levantadas. Neste trabalho, pretendemos apresentar um conjunto de análises reflexivas
a partir da descrição das atividades da nossa ação formativa, que apesar de considerarmos ter
tido uma carga horária curta para atingirmos um maior aprofundamento, nos possibilitou
perceber vários aspectos sobre a formação das educadoras e educadores do campo em relação
ao letramento estatístico. Assim, por exemplo, identificou-se suas lacunas acerca de
conteúdos estatísticos, presença marcante de crenças em suas interpretações, concepções
equivocadas, superficialidade no entendimento do papel da estatística na atualidade. A
imersão dos participantes nas discussões teóricas e nas etapas do ciclo investigativo, nos
sugeriram um caminho promissor, pois nossas análises indicaram que houve resignificação de
conceitos e entendimentos em relação ao letramento estatístico e sua importância para a
formação dos educandos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, como para a
população do semiárido como um todo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Estatística. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
O letramento estatístico no território do Cariri Paraibano: formação e investigação no Programa Escola da Terra. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37249 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-12T15:00:44Z |
|
dc.date.available |
2024-08-12 |
|
dc.date.available |
2024-08-12T15:00:44Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento estatístico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - letramento estatístico |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Escola da Terra - Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada para a convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada - Programa Escola da Terra |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical education |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - statistical literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Education in the Land School Program - Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching statistics |
pt_BR |
dc.subject |
Education contextualized for coexistence with the semi-arid region |
pt_BR |
dc.subject |
Education in the countryside |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - statistics |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education - Escola da Terra Program |
pt_BR |
dc.subject |
Education in Statistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.creator |
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Statistical literacy in the Cariri Paraibano territory: training and research in the Escola da Terra Program. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. O letramento estatístico no território do Cariri Paraibano: formação e investigação no Programa Escola da Terra.. In: COBESC - COLÓQUIO BRASILEIRO EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 2019, Campina Grande-PB. Anais do COBESC 2019. Campina Grande: EDUFCG, 2019. v. Único. p. 1-15. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37249 |
pt_BR |