DSpace/Manakin Repository

Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 7 pt_BR
dc.title Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
dc.date.accessioned 2024-08-12T16:28:14Z
dc.date.available 2024-08-12
dc.date.available 2024-08-12T16:28:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Formação crítica - matemática financeira pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Matemática contextualizada pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira pt_BR
dc.subject Formação matemática pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - educação financeira pt_BR
dc.subject Financial education pt_BR
dc.subject Critical training - financial mathematics pt_BR
dc.subject Financial mathematics pt_BR
dc.subject Contextualized mathematics pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education pt_BR
dc.subject Mathematical training pt_BR
dc.subject Elementary school - financial education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creator SILVA, Aline Cordeiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta