dc.description.resumo |
Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental
acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre
o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria
trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da
questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da
importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com
enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os
PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas
professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri
Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário
com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional
ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma
formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas
questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
7 |
pt_BR |
dc.title |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-12T16:28:14Z |
|
dc.date.available |
2024-08-12 |
|
dc.date.available |
2024-08-12T16:28:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Formação crítica - matemática financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Formação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Financial education |
pt_BR |
dc.subject |
Critical training - financial mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Financial mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical training |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school - financial education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.creator |
SILVA, Aline Cordeiro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 |
pt_BR |