dc.creator.ID |
ALVES, R. K. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3206673385605325 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luciana Leandro da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6417395216828103 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES , Melânia Mendonça. |
|
dc.contributor.referee2 |
DUARTE , Alexandre William Barbosa. |
|
dc.contributor.referee3 |
SILVA, Fernando Luiz Cássio da. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha um de História, Política e Gestão
Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Campina Grande (PPGEd/UFCG). Essa investigação teve como objeto de estudo a gestão
escolar e o papel do diretor/diretora escolar no âmbito do Programa de Educação Integral da
Paraíba (PEI-PB), tomando como recorte temporal o período de 2016 a 2022. É importante
ressaltar que 2016 marca o ano de implantação do modelo no estado, a partir de um convenio
firmado com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e 2022, meu ingresso na
pós-graduação. Nesse sentido, a pesquisa analisou as configurações para a gestão e o papel do
diretor escolar no Programa de Educação Integral da Paraíba, desvelando como a implantação
de um novo modelo de gestão, Tecnologia de Gestão Educacional, para as escolas que fazem
parte do Programa trouxe implicações significativas no papel do diretor e na própria gestão
democrática da escola. A investigação esteve alicerçada na abordagem teórico-metodológica
do materialismo histórico e dialético, apresentando como categorias de análise historicidade,
totalidade e contradição. No que diz respeito às categorias de conteúdo, elas se referem ao
gerencialismo, gestão educacional democrática, diretor escolar e intelectual orgânico.
Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos para a construção dos dados, o
levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, cujo corpus coligido foi examinado por
meio da análise interpretativa.
Os documentos revelaram que a Tecnologia de Gestão Educacional está assentada no
gerencialismo, transplantando, para o ambiente escolar, ferramentas advindas do mundo
Empresarial, adotadas como forma de otimizar os resultados, a partir do aumento da eficácia e
eficiência dos processos educacionais. Sobre o papel do diretor, os documentos apontam para
um novo perfil de liderança, em que o líder é remodelado conforme as políticas nacionais e com
as determinações dos organismos multilaterais para atuar como intelectual orgânico da
hegemonia burguesa. Tais determinações se fazem presentes no PEI-PB mediante o modelo de
liderança e de gestão adotados, contribuindo para a consolidação do Programa a partir do
desenvolvimento de boas práticas, reforçando uma educação baseada em modelos neoliberais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-03-28 |
|
dc.description.abstract |
This research is linked to line one of Educational History, Policy and Management of
the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande
(PPGEd/UFCG). This investigation had as its object of study school management and the role
of the school director within the scope of the Paraíba Integral Education Program (PEI-PB),
taking as a time frame the period from 2016 to 2022. It is important to highlight that 2016 marks
the year of implementation of the model in the state, based on an agreement signed with the
Institute of Co-responsibility for Education (ICE), and 2022, my entry into postgraduate studies.
In this sense, the research analyzed the configurations for management and the role of the school
director in the Integral Education Program of Paraíba, revealing how the implementation of a
new management model, Educational Management Technology, for the schools that are part of
the Program brought significant implications for the role of the principal and the democratic
management of the school itself. The investigation was based on the theoretical-methodological
approach of historical and dialectical materialism, presenting historicity, totality and
contradiction as categories of analysis. With regard to content categories, they refer to
managerialism, democratic educational management, school director and organic intellectual.
We highlight as theoretical-methodological procedures for data construction, the bibliographic
survey and documentary research, whose collected corpus was examined through interpretative
analysis.The documents revealed that Educational Management Technology is based on
managerialism, transplanting, to the school environment, tools from the Business world,
adopted as a way of optimizing results, by increasing the effectiveness and efficiency of
educational processes. Regarding the role of the director, the documents point to a new
leadership profile, in which the leader is remodeled according to national policies and the
determinations of multilateral organizations to act as an organic intellectual of bourgeois
hegemony. Such determinations are present in PEI-PB through the leadership and management
model adopted, contributing to the consolidation of the Program through the development of
good practices, reinforcing an education based on neoliberal models. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-12T18:07:35Z |
|
dc.date.available |
2024-08-12 |
|
dc.date.available |
2024-08-12T18:07:35Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
PEI-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Diretor escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia de gestão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
PEI-PB |
pt_BR |
dc.subject |
School director |
pt_BR |
dc.subject |
Educational management |
pt_BR |
dc.subject |
Educational management technology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Renata Kalliane Menezes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School management and the role of the director in the integral education program in Paraíba (PEI-PB). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Renata Kalliane Menezes. A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |