DSpace/Manakin Repository

Manifestações da pedagogia dos multiletramentos em protótipos de ensino de professores de inglês em (trans)formação inicial: (re)desenhos críticos de materiais didáticos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, Rivaldo Ferreira Da. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3598323682751079 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Fábio Marques de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Fábio Marques de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1753039621977042 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA , Maria Angélica de.
dc.contributor.referee2 LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo.
dc.description.resumo (Re)desenhar Materiais Didáticos (MDs) criticamente para o ensino de língua inglesa vem tornando-se uma prática que possibilita a mobilização de saberes linguísticos, pedagógicos e metodológicos em prol de práticas de ensino contextualizadas, significativas e interativas. Ademais, quando analisamos criticamente as nossas interações, notamos um constante dialogo entre as Tecnologias Digitais, as Pedagogias Críticas e os processos de conhecimento que subjazem os ecossistemas de ensino e aprendizagem. Nesses moldes, esta investigação, que está inserida nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC), objetivando investigar de que forma aspectos da Pedagogia dos Multiletramentos se manifestam em Protótipos de Ensino elaborados por professores de inglês em (trans)formação inicial do Curso LIFET-UEPB. Em termos de metodologia, nos fundamentamos em um estudo de caráter multidisciplinar/exploratório (Deslauriers; Kérisit, 2010; Sakamoto; Silveira (2014), de abordagem qualitativa-interpretativista (Gerhardt; Silveira, 2009; Gil, 2002; Erickson, 1986), de natureza aplicada, cujos procedimentos são de Pesquisa-ação (Thiollent, 1985). Estabelecemos diálogos teóricos acerca da Linguística Aplicada Crítica (Signorini; Cavalcanti, 1998; Moita Lopes, 1998; Celani, 1998; Kleiman, 1998; Pennycook, 2006); (Trans)formação docente inicial (Oliveira; Foerste, 2023; Freire; Leffa, 2013; Paiva, 1997; Kleiman, 2001; Freire, 1991); Pedagogia dos (Multi)Letramentos [Críticos] (Soares, 2010; Street, 1984, 1995; Coscarelli; Kersch, 2016; Cope; Kalantzis, 2016; Cope; Kalantzis; Pinheiro, 2020; Cazden; et. al, 1996, 2021; Janks, 2016); e Produção de Materiais Didáticos (Leffa; Costa; Beviláqua, 2019; Rojo, 2013; Leffa; Irala, 2014; Silva; Souza, 2024; Albertin; Larré, 2020). Como corpora de pesquisa, obteve-se 8 Protótipos de Ensino e suas respectivas autorreflexões (reasonings); entretanto, apenas dois Protótipos e duas autorreflexões foram analisados. Como resultado, verificou-se que as professoras de inglês em (trans)formação inicial elaboraram MDs com manifestações dos subprocessos do conhecimento da Pedagogia dos Multiletramentos, alicerçados nos aspectos de Acesso, Poder e Diversidade presentes no Modelo de Letramento Crítico. Desse modo, houve a mobilização de saberes linguísticos, pedagógicos e metodológicos em prol de práticas de ensino contextualizadas com a realdade dos alunos. Ademais, após nossas análises crítico-reflexivas, notamos que as Designers de MDs possibilitaram ecossistemas de aprendizagem que facilitam o acesso a questões marginalizadas e as relações de poder, para que, dessa forma, os discentes se abrissem à diversidade e amplitude de diferenças sociais, linguísticas, identitárias e culturais dos indivíduos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino. pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Manifestações da pedagogia dos multiletramentos em protótipos de ensino de professores de inglês em (trans)formação inicial: (re)desenhos críticos de materiais didáticos. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-15
dc.description.abstract Critically (re)designing Teaching Materials (TMs) for English language teaching has become a practice that enables the mobilization of linguistic, pedagogical and methodological knowledge in favor of contextualized, meaningful and interactive teaching practices. Moreover, when we critically analyze our interactions, we notice a constant dialogue between Digital Technologies, Critical Pedagogies and the knowledge processes that underlie teaching and learning environments. In light of such considerations, this research, which is based on the theoretical-methodological assumptions of Critical Applied Linguistics (CAL), aims at investigating how aspects of Multiliteracies Pedagogy are demonstrated in Teaching Prototypes developed by English teachers in initial (trans)training at the LIFET-UEPB course. Regarding methodology, we grounded ourselves on a multidisciplinary/exploratory study (Deslauriers; Kérisit, 2010; Sakamoto; Silveira (2014), with a qualitative-interpretative approach (Gerhardt; Silveira, 2009; Gil, 2002; Erickson, 1986), of an applied nature, whose procedures are Action Research (Thiollent, 1985). We have established theoretical dialogues about Critical Applied Linguistics (Signorini; Cavalcanti, 1998; Moita Lopes, 1998; Celani, 1998; Kleiman, 1998; Pennycook, 2006); Initial Teacher (Trans)Formation (Oliveira; Foerste, 2023; Freire; Leffa, 2013; Paiva, 1997; Kleiman, 2001; Freire, 1991); Pedagogy of [Critical] (Multi)Literacies (Soares, 2010; Street, 1984, 1995; Coscarelli; Kersch, 2016; Cope; Kalantzis, 2016; Cope; Kalantzis; Pinheiro, 2020; Cazden; et. al, 1996, 2021; Janks, 2016); and Production of Teaching Materials (Leffa; Costa; Beviláqua, 2019; Rojo, 2013; Leffa; Irala, 2014; Silva; Souza, 2024; Albertin; Larré, 2020). As research corpora, we have obtained 8 Teaching Prototypes and their respective self-reflections (reasonings); only two prototypes and two self-reflections, however, were analyzed. As a result, it was found that the English teachers in initial (trans)training prepared DMs with manifestations of the knowledge sub-processes of Multilingualism Pedagogy, based on the aspects of Access, Power, and Diversity present in the Critical Literacy Model. In this way, linguistic, pedagogical and methodological knowledge was mobilized in favour of teaching practices that were contextualized with the students' realities. Furthermore, after our critical-reflective analyzes, we noticed that the DM designers enabled learning ecosystems that facilitated access to marginalized issues and power relations, so that students could open up to the diversity and wide range of individuals' social, linguistic, identity and cultural differences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37264
dc.date.accessioned 2024-08-12T18:37:23Z
dc.date.available 2024-08-12
dc.date.available 2024-08-12T18:37:23Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua inglesa – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Pedagogia dos multiletramentos pt_BR
dc.subject (Trans)formação docente pt_BR
dc.subject (Re)desenhar materiais didáticos (MDs) pt_BR
dc.subject Curso LIFET-UEPB pt_BR
dc.subject Estudos linguísticos pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject English language – study and teaching pt_BR
dc.subject Pedagogy of multiliteracies pt_BR
dc.subject (Re)design teaching materials (Mds) pt_BR
dc.subject LIFET-UEPB course pt_BR
dc.subject Linguistic studies pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher (trans)training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rivaldo Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Manifestations of multiliteracies pedagogy in teaching prototypes of English teachers in initial (trans)training: critical (re)designs of teaching materials. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rivaldo Ferreira da. Manifestações da pedagogia dos multiletramentos em protótipos de ensino de professores de inglês em (trans)formação inicial: (re)desenhos críticos de materiais didáticos. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta