dc.creator.ID |
SILVA, Rivaldo Ferreira Da. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3598323682751079 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Fábio Marques de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Fábio Marques de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1753039621977042 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA , Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo. |
|
dc.description.resumo |
(Re)desenhar Materiais Didáticos (MDs) criticamente para o ensino de língua inglesa
vem tornando-se uma prática que possibilita a mobilização de saberes linguísticos,
pedagógicos e metodológicos em prol de práticas de ensino contextualizadas,
significativas e interativas. Ademais, quando analisamos criticamente as nossas
interações, notamos um constante dialogo entre as Tecnologias Digitais, as Pedagogias
Críticas e os processos de conhecimento que subjazem os ecossistemas de ensino e
aprendizagem. Nesses moldes, esta investigação, que está inserida nos pressupostos
teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC), objetivando investigar de
que forma aspectos da Pedagogia dos Multiletramentos se manifestam em Protótipos de
Ensino elaborados por professores de inglês em (trans)formação inicial do Curso
LIFET-UEPB. Em termos de metodologia, nos fundamentamos em um estudo de caráter
multidisciplinar/exploratório (Deslauriers; Kérisit, 2010; Sakamoto; Silveira (2014), de
abordagem qualitativa-interpretativista (Gerhardt; Silveira, 2009; Gil, 2002; Erickson,
1986), de natureza aplicada, cujos procedimentos são de Pesquisa-ação (Thiollent,
1985). Estabelecemos diálogos teóricos acerca da Linguística Aplicada Crítica
(Signorini; Cavalcanti, 1998; Moita Lopes, 1998; Celani, 1998; Kleiman, 1998;
Pennycook, 2006); (Trans)formação docente inicial (Oliveira; Foerste, 2023; Freire;
Leffa, 2013; Paiva, 1997; Kleiman, 2001; Freire, 1991); Pedagogia dos
(Multi)Letramentos [Críticos] (Soares, 2010; Street, 1984, 1995; Coscarelli; Kersch,
2016; Cope; Kalantzis, 2016; Cope; Kalantzis; Pinheiro, 2020; Cazden; et. al, 1996,
2021; Janks, 2016); e Produção de Materiais Didáticos (Leffa; Costa; Beviláqua, 2019;
Rojo, 2013; Leffa; Irala, 2014; Silva; Souza, 2024; Albertin; Larré, 2020). Como
corpora de pesquisa, obteve-se 8 Protótipos de Ensino e suas respectivas autorreflexões
(reasonings); entretanto, apenas dois Protótipos e duas autorreflexões foram analisados.
Como resultado, verificou-se que as professoras de inglês em (trans)formação inicial
elaboraram MDs com manifestações dos subprocessos do conhecimento da Pedagogia
dos Multiletramentos, alicerçados nos aspectos de Acesso, Poder e Diversidade
presentes no Modelo de Letramento Crítico. Desse modo, houve a mobilização de
saberes linguísticos, pedagógicos e metodológicos em prol de práticas de ensino
contextualizadas com a realdade dos alunos. Ademais, após nossas análises
crítico-reflexivas, notamos que as Designers de MDs possibilitaram ecossistemas de
aprendizagem que facilitam o acesso a questões marginalizadas e as relações de poder,
para que, dessa forma, os discentes se abrissem à diversidade e amplitude de diferenças
sociais, linguísticas, identitárias e culturais dos indivíduos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Manifestações da pedagogia dos multiletramentos em protótipos de ensino de professores de inglês em (trans)formação inicial: (re)desenhos críticos de materiais didáticos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-15 |
|
dc.description.abstract |
Critically (re)designing Teaching Materials (TMs) for English language teaching has
become a practice that enables the mobilization of linguistic, pedagogical and
methodological knowledge in favor of contextualized, meaningful and interactive
teaching practices. Moreover, when we critically analyze our interactions, we notice a
constant dialogue between Digital Technologies, Critical Pedagogies and the knowledge
processes that underlie teaching and learning environments. In light of such
considerations, this research, which is based on the theoretical-methodological
assumptions of Critical Applied Linguistics (CAL), aims at investigating how aspects of
Multiliteracies Pedagogy are demonstrated in Teaching Prototypes developed by
English teachers in initial (trans)training at the LIFET-UEPB course. Regarding
methodology, we grounded ourselves on a multidisciplinary/exploratory study
(Deslauriers; Kérisit, 2010; Sakamoto; Silveira (2014), with a qualitative-interpretative
approach (Gerhardt; Silveira, 2009; Gil, 2002; Erickson, 1986), of an applied nature,
whose procedures are Action Research (Thiollent, 1985). We have established
theoretical dialogues about Critical Applied Linguistics (Signorini; Cavalcanti, 1998;
Moita Lopes, 1998; Celani, 1998; Kleiman, 1998; Pennycook, 2006); Initial Teacher
(Trans)Formation (Oliveira; Foerste, 2023; Freire; Leffa, 2013; Paiva, 1997; Kleiman,
2001; Freire, 1991); Pedagogy of [Critical] (Multi)Literacies (Soares, 2010; Street,
1984, 1995; Coscarelli; Kersch, 2016; Cope; Kalantzis, 2016; Cope; Kalantzis;
Pinheiro, 2020; Cazden; et. al, 1996, 2021; Janks, 2016); and Production of Teaching
Materials (Leffa; Costa; Beviláqua, 2019; Rojo, 2013; Leffa; Irala, 2014; Silva; Souza,
2024; Albertin; Larré, 2020). As research corpora, we have obtained 8 Teaching
Prototypes and their respective self-reflections (reasonings); only two prototypes and
two self-reflections, however, were analyzed. As a result, it was found that the English
teachers in initial (trans)training prepared DMs with manifestations of the knowledge
sub-processes of Multilingualism Pedagogy, based on the aspects of Access, Power, and
Diversity present in the Critical Literacy Model. In this way, linguistic, pedagogical and
methodological knowledge was mobilized in favour of teaching practices that were
contextualized with the students' realities. Furthermore, after our critical-reflective
analyzes, we noticed that the DM designers enabled learning ecosystems that facilitated
access to marginalized issues and power relations, so that students could open up to the
diversity and wide range of individuals' social, linguistic, identity and cultural
differences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37264 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-12T18:37:23Z |
|
dc.date.available |
2024-08-12 |
|
dc.date.available |
2024-08-12T18:37:23Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa – estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia dos multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
(Trans)formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
(Re)desenhar materiais didáticos (MDs) |
pt_BR |
dc.subject |
Curso LIFET-UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos linguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
English language – study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy of multiliteracies |
pt_BR |
dc.subject |
(Re)design teaching materials (Mds) |
pt_BR |
dc.subject |
LIFET-UEPB course |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic studies |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher (trans)training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rivaldo Ferreira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Manifestations of multiliteracies pedagogy in teaching prototypes of English teachers in initial (trans)training: critical (re)designs of teaching materials. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rivaldo Ferreira da. Manifestações da pedagogia dos multiletramentos em protótipos de ensino de professores de inglês em (trans)formação inicial: (re)desenhos críticos de materiais didáticos. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |