DSpace/Manakin Repository

O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.title O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269
dc.date.accessioned 2024-08-12T21:37:35Z
dc.date.available 2024-08-12
dc.date.available 2024-08-12T21:37:35Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação emancipatória pt_BR
dc.subject Educação Matemática e Educação do Campo pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Emancipatory Education pt_BR
dc.subject Mathematics Education and Rural Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematics teaching related to Rural Education: a focus on the perspective of emancipatory education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta