DSpace/Manakin Repository

“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Biologia. pt_BR
dc.title “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The microbiology teaching in schools, in special viruses, is still a challenge for most teachers of basic education because it deals with very small and complex organisms. The teacher has the mission of seek for alternatives that could help on the learning proccess in this area of biology and one of the valid options is the use of educational games. In this context, the Microways— Virus, a didadic game of low cost and easy resources to use in the classroom board was prepared. The game was made for the discipline of Microbiology of the graduation course of Educação do Campo from Federal University of Campina Grande. The game was applied to two groups of 2nd year of high school. The results showed that the group which was applied the game achieved a better performance in the assessment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
dc.date.accessioned 2024-08-12T23:56:50Z
dc.date.available 2024-08-12
dc.date.available 2024-08-12T23:56:50Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Recurso didático - jogo pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Microbiologia pt_BR
dc.subject Vírus - ensino pt_BR
dc.subject Lúdico - ensino de biologia pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Biologia - ensino pt_BR
dc.subject Educational games pt_BR
dc.subject Educational resource - game pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Microbiology pt_BR
dc.subject Virus - teaching pt_BR
dc.subject Playful - biology teaching pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Biology - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Claudia Lima de.
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creator COELHO, Glauciane Danusa.
dc.creator MAIA, Rafael Trindade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Microways”: a ludical purpose of teaching. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta