DSpace/Manakin Repository

Educação patrimonial e ensino de História: a História de Cajazeiras – PB contada por meio de site educativo (1920-1940).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VALE, K. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2749181038626755 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.contributor.advisor1Lattes CAMILO, Janaína Valéria Pinto. pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 ROLIM, Eliana de Souza.
dc.description.resumo O presente trabalho busca refletir e apresentar possibilidades de usos do site educativo “Um tour pelo Centro Histórico de Cajazeiras-PB” disponível na plataforma Wix.com, construído com registros documentais sobre o patrimônio edificado de Cajazeiras-PB (1920-1940), como ferramenta educacional no ensino de História, visando a preservação dos respectivos bens patrimoniais cajazeirense. Cajazeiras é uma cidade localizada no Alto Sertão paraibano, a qual entre os anos de 1920 e 1940, viveu um boom urbano e comercial embalado pelo movimento de modernização dos centros urbanos, já iniciado na Europa desde o século XIX - com as imposições de transformações nas relações sociais, culturais e econômicas advindas da segunda onda da Revolução Industrial -; e que no começo do século XX chegou ao Brasil, provocando importantes transformações na distribuição do espaço urbano de grandes cidades brasileiras. Contudo, na atualidade o cenário cajazeirense é outro, o que se constata é uma contínua degradação do seu patrimônio arquitetônico. Isto posto, a perspectiva teórico- metodológica desta pesquisa está balizada por conceitos da História Cultural como os de memória, identidades culturais, representações, patrimônio cultural e educação patrimonial, uma vez que estes se articulam com diferentes áreas do conhecimento das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ademais, almejamos com este estudo contribuir para que futuras pesquisas sobre essa espacialidade envolvendo o seu patrimônio edificado possam nos evidenciar a presença efetiva de Educação Patrimonial nas escolas desta localidade, em vistas a preservação das identidades locais, a partir da preservação do seu patrimônio arquitetônico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Educação patrimonial e ensino de História: a História de Cajazeiras – PB contada por meio de site educativo (1920-1940). pt_BR
dc.date.issued 2023-11-08
dc.description.abstract This work seeks to reflect and present possible uses of the educational website “Um tour pelo Centro Histórico de Cajazeiras-PB” available on the Wix.com platform, built with documentary records about the built heritage of Cajazeiras-PB (1920-1940), such as educational tool in teaching History, aiming to preserve the respective heritage assets of Cajazeirense. Cajazeiras is a city located in the Alto Sertão of Paraíba, which between the years 1920 and 1940, experienced an urban and commercial urban growth driven by the modernization movement of urban centers, already started in Europe since the 19th century - with the imposition of transformations in social, cultural and economic relations arising from the second wave of the Industrial Revolution; and which arrived in Brazil at the beginning of the 20th century, causing important transformations in the distribution of urban space in large Brazilian cities. However, nowadays the Cajazeirense scenario is different, what we see is a continuous degradation of its architectural heritage. That said, the theoretical-methodological perspective of this research is guided by concepts of Cultural History such as memory, cultural identities, representations, cultural heritage and heritage education, since these are articulated with different areas of knowledge of Applied Human and Social Sciences. Furthermore, this study aims to contribute so that future research on this spatiality involving its built heritage can show us the effective presence of Heritage Education in schools in this location, with a view to preserving local identities, based on the preservation of its architectural heritage. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37279
dc.date.accessioned 2024-08-13T13:37:27Z
dc.date.available 2024-08-13
dc.date.available 2024-08-13T13:37:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Patrimônio edificado - Cajazeiras - Paraíba - 1920-1940 pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Mediação cultural pt_BR
dc.subject Site educativo pt_BR
dc.subject Educação patrimonial - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Building heritage - Cajazeiras - Paraíba - 1920-1940 pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Cultural heritage - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Cultural mediation pt_BR
dc.subject Educational website pt_BR
dc.subject Heritage education - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VALE, Katiana de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Heritage education and History teaching: the History of Cajazeiras – PB told through an educational website (1920-1940). pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation VALE, Katiana de Sousa. Educação patrimonial e ensino de História: a História de Cajazeiras – PB contada por meio de site educativo (1920-1940). 2023. 86f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta