dc.creator.ID |
MATIAS, L. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1136396071863424 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, E. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O debate sobre gênero permanece sendo um tabu em nossa sociedade, a definição de gênero
para além da concepção binária é negada e distorcida por grupos que enxergam no debate de
gênero uma ameaça à família tradicional. Na escola a discussão desta temática tem se tornado
uma tarefa cada vez mais difícil, com o avanço do conservadorismo no Brasil, e através de
movimentos disseminados em redes sociais como o “Escola sem Partido” e narrativas sobre a
existência de uma “ideologia de gênero” tornou o estudo do tema obscuro. Nossa pesquisa
pretende compreender as dificuldades impostas ao debate de gênero na escola, para isso,
realizamos uma pesquisa qualitativa através de uma discussão teórica e observação de campo,
realizadas na Escola Cidadã Integral Félix Araújo, na cidade de Campina Grande-PB, assim
como entrevistas estruturadas com quatro alunos da instituição e um professor. Buscamos
analisar como essas problemáticas podem acarretar a reprodução de desigualdades sociais e
de estereótipos de gênero. Para isso tomamos como base teórica para o desenvolvimento
desta pesquisa o conceito de gênero como culturalmente construído, por Judith Butler (2003),
bem como a concepção formulada por Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido
(2005), de pensar a escola como campo de ensino plural e crítico. Os resultados da pesquisa
apontam que o avanço do conservadorismo no país teve um papel importante para dificultar a
discussão de gênero na escola, resultando na reprodução de desigualdades e preconceitos,
demonstrando a necessidade de aprofundamento das discussões de gênero e sexualidade no
campo escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Questões de gênero: uma discussão sobre a problemática de trabalhar gênero na escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
The debate about gender remains a taboo in our society, the definition of gender beyond the
binary conception is denied and distorted by groups that see the gender debate as a threat to
the traditional family. At school, the discussion of this topic has become an increasingly
difficult task, with the advance of conservatism in Brazil, and through movements
disseminated on social networks such as “Escola sem Partido” and narratives about the
existence of a “gender ideology ” made the study of the topic obscure. Our research aims to
understand the difficulties imposed on the gender debate at school, for this, we carried out
qualitative research through a theoretical discussion and field observation, carried out in a
School, in the city of Campina Grande-PB, as well as structured interviews with four students
from the institution and one teacher. We seek to analyze how these problems can lead to the
reproduction of social inequalities and gender stereotypes. For this, we took as a theoretical
basis for the development of this research the concept of gender as culturally constructed by
Judith Butler (2003), as well as the conception formulated by Paulo Freire, in his book
Pedagogy of the Oppressed (2005), of thinking of school as a field of plural and critical
teaching. The results of the research indicate that the advancement of conservatism in the
country played an important role in hindering the discussion of gender at school, resulting in
the reproduction of inequalities and prejudices, demonstrating the need to deepen discussions
of gender and sexuality in the school field. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37290 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-13T17:57:20Z |
|
dc.date.available |
2024-08-13 |
|
dc.date.available |
2024-08-13T17:57:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estereótipos de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologia de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Escola sem partido |
pt_BR |
dc.subject |
Gender stereotypes |
pt_BR |
dc.subject |
Gender ideology |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School without a party |
pt_BR |
dc.subject |
Estereotipos de género |
pt_BR |
dc.subject |
Ideología de género |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela sin fiesta |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MATIAS, Luana de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender issues: a discussion about the problem of working gender at school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cuestiones de género: una discusión sobre el problema del trabajo género en la escuela. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MATIAS, Luana de Oliveira. Questões de gênero: uma discussão sobre a problemática de trabalhar
gênero na escola. 2023. 84 fl. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37290 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El debate sobre género sigue siendo un tabú en nuestra sociedad, la definición de género
más allá de la concepción binaria es negada y distorsionada por grupos que ven en el debate
El género es una amenaza para la familia tradicional. En la escuela, la discusión sobre este tema se ha vuelto
una tarea cada vez más difícil, con el avance del conservadurismo en Brasil, y a través de
movimientos difundidos en redes sociales como “Escola sem Partido” y narrativas sobre
La existencia de una “ideología de género” oscureció el estudio del tema. Nuestra investigación
pretende comprender las dificultades que impone el debate de género en la escuela, para ello,
realizamos una investigación cualitativa a través de la discusión teórica y la observación de campo,
realizado en la Escola Cidadã Integral Félix Araújo, en la ciudad de Campina Grande-PB, así como en
como entrevistas estructuradas a cuatro estudiantes de la institución y un profesor. buscamos
analizar cómo estos problemas pueden conducir a la reproducción de desigualdades sociales y
de estereotipos de género. Para ello tomamos como base teórica para el desarrollo
De esta investigación surge el concepto de género como construido culturalmente, de Judith Butler (2003),
así como la concepción formulada por Paulo Freire, en su libro Pedagogía del Oprimido
(2005), para pensar la escuela como un campo de enseñanza plural y crítico. Los resultados de la búsqueda
señalan que el avance del conservadurismo en el país jugó un papel importante al obstaculizar la
discusión de género en la escuela, lo que resulta en la reproducción de desigualdades y prejuicios,
demostrando la necesidad de profundizar las discusiones sobre género y sexualidad en
campo escolar. |
pt_BR |