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Explorando code geass: imperialismo, nacionalismo e ensino de história.

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dc.creator.ID ANDRADE, M. I. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2588534650579601 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, A. Clarindo B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, K. R. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3637380997531831 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia analisa e problematiza a animação japonesa Code Geass Lelouch of the Rebellion e algumas das suas principais temáticas presentes na narrativa: O Imperialismo Britannian e os sentimentos nacionalistas analisados e utilizados pelo protagonista Lelouch, como ferramenta política para agitar a população japonesa, insatisfeita com as opressões, violências e excessos do Sacro Império de Britannia. Como fontes bibliográficas, utilizaremos de textos de Benedict Anderson (2008) acerca dos sentimentos nacionalistas; Conceito de identidade do Stuart Hall (2006); noções do chamado “Orientalismo” propostos por Edward Said (1990); as relações de poder e a disciplinas propostas por Michel Foucault (2014; 2017); o caráter Histórico do Mangá da Sônia Luyten (2012); e as noções de Didática com José Carlos Libâneo (2003) e mais especificamente da História com Luis Fernando Cerri (2009); utilizando destes para problematizar alguns trechos e episódios do animê. Para tal análise nos aproximaremos da História Cultural que analisa as principais práticas culturais, seus discursos e representações, além de dialogar com os estudos de identidade, uma vez que compreendemos as identidades coletivas e individuais dos sujeitos, considerando traços que moldam essas identidades como construções sociais, culturais e políticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Explorando code geass: imperialismo, nacionalismo e ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract This monograph analyzes and problematizes the Japanese animation Code Geass: Lelouch of the Rebellion and some of its main themes present in the narrative: Britannian imperialism and the nationalist sentiments analyzed and utilized by the protagonist Lelouch as a political tool to stir the Japanese population dissatisfied with the oppressions, violence, and excesses of the Holy Britannian Empire. As bibliographic sources, we will use texts by Benedict Anderson (2008) on nationalist sentiments; Stuart Hall's (2006) concept of identity; notions of "Orientalism" proposed by Edward Said (1990); power relations and disciplines proposed by Michel Foucault (2014; 2017); the historical character of Manga by Sônia Luyten (2012); and notions of Didactics with José Carlos Libâneo (2003) and more specifically History with Luis Fernando Cerri (2009); using these to problematize some excerpts and episodes of the anime. For such analysis, we will approach Cultural History that examines the main cultural practices, their discourses and representations, in addition to engaging with identity studies, as we understand collective and individual identities of individuals, considering traits that shape these identities as social, cultural, and political constructions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37302
dc.date.accessioned 2024-08-13T19:58:17Z
dc.date.available 2024-08-13
dc.date.available 2024-08-13T19:58:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Animê pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Nacionalismo pt_BR
dc.subject Imperialismo pt_BR
dc.subject Anime pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Nationalism pt_BR
dc.subject Imperialism pt_BR
dc.subject animado pt_BR
dc.subject Enseñanza de la historia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE., Maycon Iury Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exploring code geass: imperialism, nationalism and teaching history. pt_BR
dc.title.alternative Explorando Code Geass: imperialismo, nacionalismo y enseñanza historia. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Maycon Iury Araújo. Explorando code geass: imperialismo, nacionalismo e ensino de história. 2023. 62 fl. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37302 pt_BR
dc.description.resumen Este monográfico analiza y problematiza la animación japonesa Code Geass Lelouch de la Rebelión y algunos de sus principales temas presentes en la narrativa: El imperialismo británico y los sentimientos nacionalistas analizados y utilizados por protagonista Lelouch, como herramienta política para agitar a la población japonesa, Insatisfecho con la opresión, la violencia y los excesos del Sacro Imperio de Britannia. Como fuentes bibliográficas utilizaremos textos de Benedict Anderson (2008) sobre sentimientos nacionalistas; el concepto de identidad de Stuart Hall (2006); nociones del llamado “orientalismo” propuestas por Edward Said (1990); las relaciones de poder y disciplinas propuestas por Michel Foucault (2014; 2017); el personaje historico de Manga de Sônia Luyten (2012); y las nociones de Didáctica con José Carlos Libâneo (2003) y más concretamente Historia con Luis Fernando Cerri (2009); usando de estos para problematizar algunos extractos y episodios del anime. Para este análisis, nos Nos acercaremos a la Historia Cultural, que analiza las principales prácticas culturales, sus discursos y representaciones, además de dialogar con los estudios de identidad, ya que que comprendamos las identidades colectivas e individuales de los sujetos, considerando rasgos que configuran estas identidades como construcciones sociales, culturales y políticas. pt_BR


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