dc.creator.ID |
ANDRADE, M. I. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2588534650579601 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, A. Clarindo B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CAVALCANTI, S. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, K. R. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3637380997531831 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia analisa e problematiza a animação japonesa Code Geass Lelouch of
the Rebellion e algumas das suas principais temáticas presentes na narrativa: O
Imperialismo Britannian e os sentimentos nacionalistas analisados e utilizados pelo
protagonista Lelouch, como ferramenta política para agitar a população japonesa,
insatisfeita com as opressões, violências e excessos do Sacro Império de Britannia.
Como fontes bibliográficas, utilizaremos de textos de Benedict Anderson (2008)
acerca dos sentimentos nacionalistas; Conceito de identidade do Stuart Hall (2006);
noções do chamado “Orientalismo” propostos por Edward Said (1990); as relações de
poder e a disciplinas propostas por Michel Foucault (2014; 2017); o caráter Histórico
do Mangá da Sônia Luyten (2012); e as noções de Didática com José Carlos Libâneo
(2003) e mais especificamente da História com Luis Fernando Cerri (2009); utilizando
destes para problematizar alguns trechos e episódios do animê. Para tal análise nos
aproximaremos da História Cultural que analisa as principais práticas culturais, seus
discursos e representações, além de dialogar com os estudos de identidade, uma vez
que compreendemos as identidades coletivas e individuais dos sujeitos, considerando
traços que moldam essas identidades como construções sociais, culturais e políticas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Explorando code geass: imperialismo, nacionalismo e ensino de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
This monograph analyzes and problematizes the Japanese animation Code Geass:
Lelouch of the Rebellion and some of its main themes present in the narrative:
Britannian imperialism and the nationalist sentiments analyzed and utilized by the
protagonist Lelouch as a political tool to stir the Japanese population dissatisfied with
the oppressions, violence, and excesses of the Holy Britannian Empire. As
bibliographic sources, we will use texts by Benedict Anderson (2008) on nationalist
sentiments; Stuart Hall's (2006) concept of identity; notions of "Orientalism" proposed
by Edward Said (1990); power relations and disciplines proposed by Michel Foucault
(2014; 2017); the historical character of Manga by Sônia Luyten (2012); and notions
of Didactics with José Carlos Libâneo (2003) and more specifically History with Luis
Fernando Cerri (2009); using these to problematize some excerpts and episodes of
the anime. For such analysis, we will approach Cultural History that examines the main
cultural practices, their discourses and representations, in addition to engaging with
identity studies, as we understand collective and individual identities of individuals,
considering traits that shape these identities as social, cultural, and political
constructions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37302 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-13T19:58:17Z |
|
dc.date.available |
2024-08-13 |
|
dc.date.available |
2024-08-13T19:58:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Animê |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Nacionalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Imperialismo |
pt_BR |
dc.subject |
Anime |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Nationalism |
pt_BR |
dc.subject |
Imperialism |
pt_BR |
dc.subject |
animado |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la historia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE., Maycon Iury Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Exploring code geass: imperialism, nationalism and teaching history. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Explorando Code Geass: imperialismo, nacionalismo y enseñanza historia. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Maycon Iury Araújo. Explorando code geass: imperialismo, nacionalismo e ensino de
história. 2023. 62 fl. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37302 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este monográfico analiza y problematiza la animación japonesa Code Geass Lelouch de
la Rebelión y algunos de sus principales temas presentes en la narrativa:
El imperialismo británico y los sentimientos nacionalistas analizados y utilizados por
protagonista Lelouch, como herramienta política para agitar a la población japonesa,
Insatisfecho con la opresión, la violencia y los excesos del Sacro Imperio de Britannia.
Como fuentes bibliográficas utilizaremos textos de Benedict Anderson (2008)
sobre sentimientos nacionalistas; el concepto de identidad de Stuart Hall (2006);
nociones del llamado “orientalismo” propuestas por Edward Said (1990); las relaciones de
poder y disciplinas propuestas por Michel Foucault (2014; 2017); el personaje historico
de Manga de Sônia Luyten (2012); y las nociones de Didáctica con José Carlos Libâneo
(2003) y más concretamente Historia con Luis Fernando Cerri (2009); usando
de estos para problematizar algunos extractos y episodios del anime. Para este análisis, nos
Nos acercaremos a la Historia Cultural, que analiza las principales prácticas culturales, sus
discursos y representaciones, además de dialogar con los estudios de identidad, ya que
que comprendamos las identidades colectivas e individuales de los sujetos, considerando
rasgos que configuran estas identidades como construcciones sociales, culturales y políticas. |
pt_BR |