DSpace/Manakin Repository

As identidades surdas observadas nos estudantes surdos do Curso de Letras Libras na UFCG: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BENICIO FILHO, M. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8785094752756698 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Ítalo Urbano Barros.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, I. U. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1449185701567525 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROLDÃO, Michelle Melo Gurjão.
dc.contributor.referee1ID ROLDÃO, M. M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9572390067161871 pt_BR
dc.contributor.referee2 RAMALHO, Millena Seventh da Costa.
dc.contributor.referee2ID RAMALHO, M. S. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1630786317586568 pt_BR
dc.description.resumo A identidade surda se destaca pela visualização do sujeito de forma atuante na comunidade, destacando-se pelo uso da língua de sinais de forma a enfocar seus traços culturais e a visão crítica de suas singularidades (Perlin, 1998). Nesse contexto, este trabalho acadêmico tem como objetivo principal pesquisar as identidades surdas intrínsecas nos estudantes do curso de Letras Libras na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Dando continuidade temos como objetivos específicos abranger, identificar e analisar essas identidades nas quais foram as influências para o desenvolvimento desse estudo. A presente pesquisa será baseada em um estudo de caso, do tipo descritivo exploratório, com uma abordagem qualitativa. Essa pesquisa foi direcionada a um grupo de seis alunos surdos, do curso de Letras Libras da UFCG/PB, que já concluíram a disciplina de Língua, Cultura e Identidade surda”. O estudo das diferentes identidades surdas apresentadas na pesquisa nos apresenta a complexidade e a diversidade dessas identidades, que podem ser influenciadas por uma série de fatores ao longo da vida de uma pessoa surda. Sendo assim, a pluralidade presente no contexto interativo se destaca frente as interações por meio da língua de sinais e sua ação de mudanças e flexibilidade. Como problemática visualizamos as identidades surdas como não sendo estáticas, mas em constante evolução, influenciadas por experiências, contextos sociais e escolhas individuais. Nesse estudo, podemos perceber de acordo com os resultados, que torna-se necessário o fortalecimento das relações dos surdos ao desenvolverem ações afirmativas, consolidando uma comunidade e uma cultura singular que fortaleça assim uma ampliação de visão sobre o tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras – Libras pt_BR
dc.title As identidades surdas observadas nos estudantes surdos do Curso de Letras Libras na UFCG: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-20
dc.description.abstract The deaf identity stands out for the visualization of the subject in an active way in the community, standing out for the use of sign language in order to focus on their cultural traits and the critical view of their singularities (Perlin, 1998). In this context, this academic work's main objective is to research the intrinsic deaf identities of students taking the Libras Literature course at the Federal University of Campina Grande-UFCG. Continuing, our specific objectives are to cover, identify and analyze these identities that influenced the development of this study. This research will be based on a case study, of an exploratory descriptive type, with a qualitative approach. This research was aimed at a group of six deaf students, from the Libras Literature course at UFCG/PB, who have already completed the “Language, Culture and Deaf Identity” course. The study of the different deaf identities presented in the research shows us the complexity and diversity of these identities, which can be influenced by a series of factors throughout a deaf person's life. Therefore, the plurality present in the interactive context stands out compared to interactions through sign language and its action of change and flexibility. As a problem, we view deaf identities as not being static, but in constant evolution, influenced by experiences, social contexts and individual choices. In this study, we can see, according to the results, that it is necessary to strengthen the relationships of deaf people when developing affirmative actions, consolidating a community and a unique culture that thus strengthens a broader vision on the topic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37309
dc.date.accessioned 2024-08-14T15:45:29Z
dc.date.available 2024-08-14
dc.date.available 2024-08-14T15:45:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cultura Surda pt_BR
dc.subject Identidade Surda pt_BR
dc.subject Letras Libras pt_BR
dc.subject Língua de Sinais pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Deaf Culture pt_BR
dc.subject Deaf Identity pt_BR
dc.subject Libras Letters pt_BR
dc.subject Sign Language pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BENICIO FILHO, Manoel Elias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The deaf identities observed in deaf students of the Libras Language Course at UFCG: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation BENICIO FILHO, Manoel Elias. As identidades surdas observadas nos estudantes surdos do Curso de Letras Libras na UFCG: um estudo de caso. 2024. 67 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta