Dépôt DSpace/Manakin

Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID LIMA, C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9901530277656226 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee1 Ó, Alarcon Agra do.
dc.contributor.referee1ID Ó, A. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). pt_BR
dc.date.issued 2024-06-03
dc.description.abstract This research aims to reflect and problematize the experience lived in an Integral Citizen School (ECI) in Paraíba, through the Pedagogical Residency program, a History subproject of the Federal University of Campina Grande (UFCG), throughout the year of 2023. The school in focus is Professor Itan Pereira, located in the Bodoncogo neigh-borhood, in Campina Grande S//N. The selected documentation consists of reports made in each module of the program, photos and school documentation. The decision to ad-dress my experience within the school environment came after being inserted and fully involved with the profession. The Pedagogical Residency provided a lot of learning, but I also faced many challenges, which I decided to explore in this research. The objective is to reflect memorially on this experience, establishing a parallel with my academic experiences in higher education and the teacher training process. I use the concepts of pedagogical practice and education by Paulo Freire (1996), dialoguing with the concept of experience by Jorge Larrosa (2016), and the concept of self-writing by Michel Foul-caut (1983). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
dc.date.accessioned 2024-08-14T16:50:52Z
dc.date.available 2024-08-14
dc.date.available 2024-08-14T16:50:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Residência Pedagógica – Relato de Experiência pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Prática de Ensino pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Camila de Moura.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Treading paths: reflections on teaching practice in the pedagogical residency - history subproject (2022/2024). pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte