dc.description.resumo |
Este trabalho consiste em um relato da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II –
Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente curricular cursado no
âmbito da Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do
Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado na turma do “1º ANO A” da Escola Cidadã
Integral de Ensino Médio Prof. José Gonçalves de Queiroz, situada na Cidade de Sumé, no
Cariri Paraibano. O trabalho teve como objetivo descrever e analisar as práticas de observação
e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o ensino da escola literária
denominada Arcadismo, em Portugal e no Brasil. Essa experiência de iniciação à docência
envolveu planejamento do programa de atividades, leituras de obras literárias arcádicas,
elaboração de planos de aula, docência compartilhada, observações, regências e avaliação da
experiência. Entre as obras utilizadas para estudo bibliográfico de natureza teórico-crítica, está
o volume Arte Literária: Portugal - Brasil (OLIVEIRA, 1999), obra que valoriza o texto
literário a partir de sua contextualização histórica e estética. Além dessa, utilizou-se o livro
didático de língua portuguesa, intitulado Se liga nas linguagens: português (ORMUNDO,
2020), o qual foi tomado como apoio para o planejamento e ministração das aulas de estágio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área CNPQ: |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
Arcadismo em Portugal e no Brasil na aula do ensino médio: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola estadual de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37322 |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-14T21:14:57Z |
|
dc.date.available |
2024-08-14 |
|
dc.date.available |
2024-08-14T21:14:57Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Arcadismo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado - Letras - UFPE |
pt_BR |
dc.subject |
Letras UFPE |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Cidadã Integral Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - estágio - Letras |
pt_BR |
dc.subject |
Literature Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship - Literature - UFPE |
pt_BR |
dc.subject |
UFPE Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Professor José Gonçalves de Queiroz Integral Citizen School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - internship - Literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Arcadism in Portugal and Brazil in high school classes: internship experience in literature and Portuguese language of the Bachelor's Degree in Letters-UFPE in a state school in Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. Arcadismo em Portugal e no Brasil na aula do ensino médio: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola estadual de Sumé-PB. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37322 |
pt_BR |