Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.description.resumo | Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 | |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T22:11:21Z | |
dc.date.available | 2024-08-14 | |
dc.date.available | 2024-08-14T22:11:21Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Escolas do campo | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Professores leiautores | pt_BR |
dc.subject | Leiautores | pt_BR |
dc.subject | Lourdes Ramalho - dramaturga | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Country schools | pt_BR |
dc.subject | Popular culture | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Reading practices | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | pt_BR |
dc.subject | Reading teachers | pt_BR |
dc.subject | Reading authors | pt_BR |
dc.subject | Lourdes Ramalho - playwright | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgy | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, Leandro de Sousa. | |
dc.creator | ANDRADE, Valéria. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature, popular culture and training of reading teachers for rural schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 | pt_BR |