Repositorio Dspace/Manakin

Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327
dc.date.accessioned 2024-08-14T22:11:21Z
dc.date.available 2024-08-14
dc.date.available 2024-08-14T22:11:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Professores leiautores pt_BR
dc.subject Leiautores pt_BR
dc.subject Lourdes Ramalho - dramaturga pt_BR
dc.subject Dramaturgia pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Reading practices pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Reading teachers pt_BR
dc.subject Reading authors pt_BR
dc.subject Lourdes Ramalho - playwright pt_BR
dc.subject Dramaturgy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.creator ANDRADE, Valéria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature, popular culture and training of reading teachers for rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta